Formação

Santa Pelágia: A integridade da fé e do corpo

comshalom

<!– /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";}@page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;}div.Section1 {page:Section1;}–>

 

 

Esta jovem cristã de quinze anos escolheu a morte, antes quedeixar-se manchar por um magistrado que queria abusar dela. Numa homiliacélebre em que exalta o seu ato, S. João Crisóstomo indica como Pelágia zomboudos soldados que em uma personalidade desbragada tinha incumbido de lhatrazerem:

“O demônio, diz, vangloria-se por vezes de anunciar ofuturo. É pena que tenha profetizado nesse dia a confusão de que se ia cobrir;porque nunca foi mais ridículo. Vedes esta virgem que está presa em suas redes,mas que ele não conseguiu manter nelas? Pelágia imaginou um estratagema tãohabilidoso que os soldados não se desenganaram ainda. Com ar calmo e alegre,fingindo ter mudado de parecer, ela pede-lhes que a deixem retirar um momento,só quando é preciso para vestir os adornos convenientes de noiva. Eles não sóvêem nisso o menor inconveniente, mas dizem-se felizes podendo oferecer ao juizuma menina bem enfeitada. No que a ela respeita, sai descansadamente do quarto,sobe a correr ao teto da casa e lança-se no vazio.

E foi assim que Pelágia furtou o corpo à mancha; assim queela libertou a sua alma para lhe permitir que subisse ao céu; assim que elaentregou os seus restos mortais a um inimigo desde agora inofensivo”.

 Ora, os soldadosforam a casa da Santa para conduzi-la ao Tribunal e ali a condenarem por serCristã, e também era consciente de que o magistrado iria abusar fisicamentedela. Por isso, em vista da defesa do seu corpo, para ser entregue sem manchaao Esposo que é Jesus, nesse caso particular, como neste e nalgum outro, ascircunstâncias levam a concluir ter havido por parte de Deus uma dispensa eindicação, para se aproveitar destas a pessoa e segundo estas proceder.

Eis o grande Testemunho: Pelágia vivia o seu seguimento aCristo já bem jovem, e trazia de uma forma clara e convicta, defendendo a fé eassumindo ao ponto de arriscar a própria vida, que no momento mais decisivo etormentoso da sua fé, obteve a inspiração e sabedoria divina de conduzi-lo deuma forma nova e inesperada: teve a sabedoria para distrair os guardas ao pedirpara trocar de roupa e ir ao seu quarto, e a coragem para lançar-se do alto dasua casa, confiante de que aquilo não era fulga, mas diante da morte certa pelacaptura dos guardas império Romano, preferiu assumir e antecipar a sua mortecomo inspiração divina de que iria ao encontro do cordeiro sem mancha no seucorpo.

Supliquemos a Deus a coragem e a sabedoria para obtermos agraça diante de Deus nos nossos desafios e questionamentos no qual somostentados na nossa fé. 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *