Formação

São Lucas

Lucas éum dos quatro evangelistas. O seu Evangelho é reconhecido como o doamor e da misericórdia. Foi escrito sob o signo da fé, nos tempos emque isso podia custar a própria vida. Mas falou em nascimento eressurreição, perdão e conversão, na salvação de toda a humanidade.Além do terceiro evangelho, escreveu os Atos dos Apóstolos, onderegistrou o desenvolvimento da Igreja na comunidade primitiva,relatando os acontecimentos de Jerusalém, Antioquia e Damasco,deixando-nos o testemunho do Cristo da bondade, da doçura e da paz.

Lucas nasceu na Antioquia, Síria. Era médico e pintor, muito culto,e foi convertido e batizado por são Paulo. No ano 43, já viajava aolado do apóstolo, sendo considerado seu filho espiritual. Escreveu oseu Evangelho em grego puro, quando são Paulo quis pregar a Boa-Novaaos povos que falavam aquele idioma. Os dois sabiam que mostrar-lhes ocaminho na própria língua facilitaria a missão apostólica. Assim,através de seus escritos, Lucas tornou-se o relator do nascimento deJesus, o principal biógrafo da Virgem Maria e o primeiro a expressá-laatravés da pintura.

Quando das prisões de são Paulo, Lucas acompanhou o mestre, tantono cárcere como nas audiências. Presença que o confortou nas masmorrase deu-lhe ânimo no enfrentamento do tribunal do imperador. Na segunda ederradeira vez, Paulo escreveu a Timóteo que agora todos o haviamabandonado. Menos um. "Só Lucas está comigo" E essa foi a últimanotícia certa do evangelista.

A tradição cristã diz-nos que depois do martírio de São Paulo odiscípulo, médico e amigo Lucas continuou a pregação. Ele teria seguidopela Itália, Gálias, Dalmácia e Macedônia. E um documento traduzido porsão Jerônimo trouxe a informação que o evangelista teria vivido até osoitenta e quatro anos de idade. A sua morte pelo martírio em Patras, naGrécia, foi apenas um legado dessa antiga tradição.

Todavia, por sua participação nos primeiros tempos, ao lado dosapóstolos escolhidos por Jesus, somada à vida de missionário, escritor,médico e pintor, transformou-se num dos pilares da Igreja. Na suasobras, Lucas dirigia-se a um certo Teófilo, amigo de Deus, que tantopoderia ser um discípulo como uma comunidade, ou todo aquele queentrava em contato com a mensagem da Boa-Nova através dessa leitura.Com tal recurso literário, tornou seu Evangelho uma porta de entrada àsalvação para todos os povos, concedendo o compartilhamento do Reino deDeus por todas as pessoas que antes eram excluídas pela antiga lei.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *