Formação

São Pio de Pietralcina

comshalom

O padre Francesco Forgione nasceu em Pietralcina, provínciado Benevento, em 25 de maio de 1887. Seus pais foram Horacio Forgione e MarIaGiuseppa. Cresceu dentro de uma família humilde, mas como um dia ele mesmodisse, nunca careceu de nada.

Foi um menino muito sensível e espiritual. Na Igreja SantaMarIa dos Anjos, a qual se poderia dizer foi como seu lar, foi batizado, fez aPrimeira Comunhão e a Confirmação. Também nesta mesma Igreja foi onde aos cincoanos lhe apareceu o Sagrado Coração do Jesus. Mais adiante começa a teraparições da Virgem MarIa que durariam pelo resto de sua vida.

Ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos EM Morconeem janeiro de 1903. Um dia antes de entrar para o Seminário, Francisco teve umavisão de Jesus com sua Santíssima Mãe. Nesta visão Jesus pôs sua mão no ombrodo Francisco, dando-lhe coragem e fortaleza para seguir adiante. A VirgemMaria, por sua vez, falou-lhe suave, sutil e maternalmente penetrando no maisprofundo de sua alma.

Foi ordenado sacerdote em 10 de agosto de 1910 na Catedralde Beneveto, e em fevereiro desse ano se estabeleceu em São Giovanni Rotondo,onde permaneceu até sua morte, em 23 de setembro de 1968.

Pouco depois de sua ordenação, voltaram-lhe as febres e osmales que sempre lhe afligiram durante seus estudos, e é enviado a seu povoado,Pietralcina, para que se restabelecesse de saúde. Depois de 8 anos desacerdócio, em 20 de setembro de 1918, recebe os estigmas de Nosso Senhor JesusCristo em suas mãos, pés e lado esquerdo, convertendo-se no primeiro sacerdoteestigmatizado. Em uma carta que escreve a seu diretor espiritual os descreveassim: "No meio das mãos apareceu uma mancha vermelha, do tamanho de umcentavo, acompanhada de uma intensa dor. Também debaixo dos pés sintodor".

Mais adiante, no ano de 1940 projetou um hospital que sedenominou "Casa do Alívio do Sofrimento" -o mais importante do sul daItália-, cuja construção foi terminada em 1956.

Em 20 de setembro de 1968 o Padre Pio fez 50 anos de terrecebido pela primeira vez os estigmas do Senhor Jesus. O Padre Pio celebrou aMissa na hora acostumada. Ao redor do altar havia 50 grandes vasos de barro comrosas vermelhas para seus 50 anos de sangue… A dois dias murmurando porlongas horas "Jesus, Maria!", morre o Padre Pio, em 22 de setembro de1968. Os que estavam presentes ficaram longo tempo em silêncio e em oração. Depoisestalou um largo e incontido pranto.

O funeral do Padre Pio foi impressionante já que se teve queesperar quatro dias para que a multidão de pessoas passassem para despedir-se.Calcula-se que mais de cem mil pessoas participaram do enterro. Ao morrerdesapareceram os estigmas com o qual o Senhor confirmou sua origem mística esobrenatural.

Muitas foram as conversões concedidas pela intercessão doPadre Pio e inumeráveis milagres foram reportados à Santa Sé.

Em 18 de dezembro, de 1997, Sua Santidade João Paulo II odeclarou venerável. Este passo, embora não tão cerimonioso como a beatificaçãoe canonização, é certamente a parte mais importante do processo.

Foi beatificado por João Paulo II em 2 de maio de 1999 emuma solene Concelebração Eucarística no Praça São Pedro.

Em 16 de junho do 2002 foi declarado São Pio de Pietralcinaem presença do Papa João Paulo II, em uma solene missa na Praça São Pedro.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *