Formação

São Tomás de Aquino

No dia 28 de Janeiro celebramos a memória de São Tomás deAquino, o Doutor Angélico, um dos mais célebres doutores da Igreja. Mas qualfoi a grande contribuição de São Tomás de Aquino? Ele teve como grande mérito aharmonia entre fé e razão para o seu tempo, e que ainda hoje traz grandescontribuições para os problemas atuais do mundo em que a Igreja depara-se,juntamente por toda a sua contribuição na Teologia e filosofia, que muitoenriqueceu para o magistério da Igreja.

“Efetivamente, a fé é de algum modo exercitação dopensamento; a razão do homem não é anulada nem humilhada, quando prestaassentimento aos conteúdos de fé; é que estes são alcançados por decisão livree consciente”¹.

Muitas vezes nós deparamos com as grandes questões daatualidade o crescimento do ateísmo, seja pelos avanços das descobertascientíficas, ou pela incompreensão na real existência entre um diálogo entre fée razão. Mas como nós lidamos com as grandes questões do mundo de hoje?Buscamos ler os documentos da Igreja, para defendê-la dos ataques ateístas dehoje?

Devemos ser como São Tomás de Aquino, Apóstolos da verdade.Não com um intelectualismo estéril, sem dar frutos em nossas vidas, mas com umdiálogo interior entre as leituras do magistério da Igreja com a nossa vida deoração. Não há verdade sem fé, pois se torna num mero racionalismo; e nemverdade sem razão, pois aí se torna num mero fundamentalismo.

O Papa Paulo VI nos ensina que o grande mérito de São Tomásde Aquino na problemática entre fé e razão como contra-senso foi “a conciliaçãoentre secularidade do mundo e a radicalidade do Evangelho, evitando, por umlado, aquela tendência anti-natural que nega o mundo e seus valores, mas, poroutro lado, sem faltar às exigências supremas e inabaláveis da ordemsobrenatural”.

Assim, Tomás de Aquino buscou com todo o afinco a verdade,demonstrando a sua paixão pela verdade. Assim, o pensamento de Tomás de Aquino,por conta dele “manter-se sempre no horizonte da verdade universal, objetiva etranscendente, atingiu alturas que a inteligência humana jamais poderia terpensado”². Assim, grande foi a suacontribuição para a construção da doutrina no magistério da Igreja.

Possamos nesse dia pedir a intercessão a São Tomás de Aquinopara que possa iluminar todo o nosso entendimento acerca da unidade entre fé erazão, para que com a nossa vida e com a nossa evangelização possamos, à luz doEspírito Santo, desejar buscar com maior afinco conhecer os documentos emagistério da Igreja, desejar conhecer a verdade, não como viaintelectualizada, mas iluminados pelo Espírito Santo e comungando a leitura domagistério da Igreja com a oração, como contribuição daquilo que Deus nosconfia hoje para a nossa evangelização.

<!– /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";}@page Section1 {size:595.3pt 841.9pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:35.4pt; mso-footer-margin:35.4pt; mso-paper-source:0;}div.Section1 {page:Section1;}–>

 ¹ Summa theologie, I,1, 6. São Tomás de Aquino.

 ² Fidies et Ratio,João Paulo II, p. 70.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *