Muitos aguardam ansiosamente pela Semana Santa, tendo em vista ser alguns dias de “folga”, até porque quem não iria amar cinco dias de folga, festa, farra, descanso, sombra e água fresca, não é? Dessa forma quem não veria a semana santa como feriado? Para o calendário civil realmente a Semana Santa é feriado, mas eu te questiono, será que nós como cristãos podemos viver a Semana Santa como um simples feriadão de festas e descanso? A resposta é simples e clara: não!
A Semana Santa não é um feriado para quem é católico, em palavras mais claras, para crentes na Ressurreição. E sim, um momento de viver as dores de Cristo, de passar pela agonia da crucificação, de se entristecer ao ver o Salvador morrendo para nos dar a vida. Ter consciência maior sobre o perdão de nossos pecados, contemplando assim a Sua Magnífica Ressurreição e com Ele Ressuscitar! É o momento de viver a Cruz, e não apenas observá-la. Aquela Cruz que para os pagãos é loucura, mas para nós é o símbolo mais perfeito do AMOR.
O Domingo de Ramos é o primeiro dia da Semana Santa, que marca o início do caminho para o Calvário. Nele se celebra a aclamada entrada de Jesus em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer as dores da morte, para depois vencê-la com a Sua Divina Ressurreição. Após o Domingo de Ramos, somos introduzidos de fato na Semana Santa e passamos a todos os dias viver um pouco do caminho de Cruz, vemos de “fora” a trama do povo que entregará Jesus na Sexta -Feira da Paixão.
Logo, podemos nós viver todo este sofrimento com festas? Podemos nós saber que enquanto Jesus morre, queimamos Judas e comemoramos a sua morte? Talvez comemorar não seja a sua intenção, mas responda a si mesmo, se um ente muito querido seu morresse e morresse no seu lugar, você iria fazer uma festa regada de bebidas e muita “curtição” bem na época de sua morte? Reflita!
No decorrer desta Semana, no Sábado Santo, ocorre a Vigília Pascal. É o momento em que o Senhor ressuscita, e mostra o seu poder sobre a morte. O Senhor, que morre na Cruz por todos nós, ressuscita, triunfa sobre o pecado e com Ele, nós também ressuscitamos. A Páscoa não é mais nada além do significado mais puro do Cristianismo: Jesus vence a morte e com isto nos dá vida! Vida eterna, vida cheia de luz e da alegria que nunca passará.
Você pode achar isso um exagero e que não há nenhum mal em curtir sua Semana Santa e aproveitar o sossego de um feriadão. Mas convenhamos, se você professa a fé católica, a Semana Santa é a semana mais importante de todas as semanas para você. Pois é aquela que dá o sentido ao ser católico, ao crer em Cristo, que Ressuscitado vence a morte e o pecado!
Retiro de Semana Santa Shalom 2022
A Comunidade Católica Shalom promoverá o seu tradicional retiro de formação e oração em uma edição híbrida. O encontro acontecerá dos dias 14 a 17 de abril de 2021 e será transmitido pelo Canal no YouTube. Entre os pregadores do retiro, estão Moysés Azevedo e Emmir Nogueira, fundador e cofundadora da Comunidade Shalom. Na programação ainda haverá a tradicional Via-Sacra organizada pelos artistas Comunidade Shalom.
A inscrição para o Retiro de Semana Santa é gratuita, clique no link e faça já a sua inscrição.
[CLIQUE AQUI e faça a sua inscrição]
Meditações para a Semana Santa
Meditações para a Semana Santa já está à venda nas Edições Shalom. A obra, que é um auxílio para a boa vivência do espírito litúrgico desse tempo especial, será utilizada pelos participantes do Retiro da Semana Santa 2022, da Comunidade Católica Shalom. Essa edição traz orientações e reflexões para oito dias, do Domingo de Ramos ao Domingo de Páscoa. A semana mais importante para a fé católica será meditada segundo o versículo de Jo 13,34: “Amai-vos como Eu vos amei”.
Adquira o livro Meditações para a Semana Santa
Serviço
Retiro de Semana Santa (on-line)
Quando: 14 a 17 de abril de 2022
Onde: Canal da Comunidade Católica Shalom no YouTube
Inscrição para o retiro on-line: semanasanta.com.br
Por Débora Aguiar