Igreja

#SendYourHug: Campanha motiva jovens a enviarem abraços para os idosos

Inspirada nas palavras do Papa, tem início a campanha promovida pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida para convidar os jovens do mundo inteiro a fazerem um gesto de ternura para com os idosos que se sentem sozinhos.

Foto: Unsplash

A pandemia afetou particularmente os idosos e cortou os laços frágeis entre as gerações, mas respeitar o distanciamento não significa aceitar um destino de solidão e abandono. Por esta razão, seguindo as palavras do Papa Francisco após o Angelus de 26 de julho, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida lançou a campanha “Cada idoso é teu avô”, a fim de convidar os jovens do mundo inteiro a fazerem um gesto de ternura para com os idosos que se sentem sozinhos.

O que “a fantasia do amor” é capaz de fazer

Nos últimos meses, refere o Dicastério, muitas Conferências Episcopais, associações e fiéis, com “a fantasia do amor”, encontraram uma maneira de levar aos idosos sozinhos a proximidade da comunidade eclesial. Chegaram ao organismo notícias de contatos por telefone, pela internet e redes sociais e até de serenatas para os idosos que vivem em casas de repouso, feitas pelos jovens a fim de interromper a solidão de muitas pessoas forçadas pela pandemia a permanecerem em suas casas ou dentro das estruturas residenciais.

Apelo para vencer o isolamento respeitando as distâncias

Nesta fase da campanha, a fim de respeitar as normas sanitárias em vigor nos diferentes países, o convite é para alcançar virtualmente os idosos mais solitários de seu próprio bairro ou paróquia e enviar-lhes um abraço, como pediu o Papa, através de um telefonema, uma chamada de vídeo ou uma foto. Onde for possível ou quando a emergência sanitária permitir, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida convida os jovens a tornar o abraço ainda mais concreto, visitando pessoalmente os idosos.

O desejo de Francisco

Para divulgar a iniciativa, a campanha está associada à hashtag #sendyourhug. Além disso, os postes mais significativos serão divulgados nas redes sociais do Dicastério @laityfamilylife. A esperança é que a partir desta campanha, se possa realizar o desejo do Papa Francisco: “Isto é o que eu gostaria: um mundo que viva um novo abraço entre jovens e idosos”.

“O que a árvore floresceu vem daquilo que tem de enterrado”, diz um poeta de minha pátria. É por isso que os convido a dar um grande aplauso aos nossos avós, a todos!” (Papa Francisco, Angelus 26.07.2020)


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *