Institucional

Setorial Shalom: Comunhão, Partilha e Formação

comshalom

foto_1

Na Comunidade Católica Shalom, as formas de vida é um dado constitutivo da identidade do Carisma. O nosso carisma existe para servir à Igreja e à humanidade nas três formas de vida: matrimônio, sacerdócio e celibato, em uma vivencia comum, baseada na complementariedade e inspirada na vida intratrinitária: o matrimônio inspira-se no Pai; o sacerdócio, no Filho; e o celibato, no Espírito Santo. Através das nossas Formas de Vida, o Senhor deseja que sirvamos à Igreja e à Vocação, testemunhando a beleza e a santidade de cada um. 

Os Setoriais são um recurso formativo, que tem por finalidade promover a formação e integração entre os irmãos com a mesma Forma de Vida, ou em caminho de discernimento, através de formação, convivência, lazeres e expressão de fraternidade. O conteúdo da formação é fornecido pela Assessoria de Formação.

Participam dos Setoriais todos os membros discípulos e consagrados da Comunidade de Vida e Comunidade de Aliança, agrupados por forma de vida, conforme item 130 dos Estatutos da Comunidade Católica Shalom.

1383119_481412495299933_240340616_n

Casados, celibatários e sacerdotes, bem como os solteiros (irmãos que trilham um caminho de discernimento da forma de vida), se reúnem, separadamente, para escuta de Deus, visando promover a comunhão, a partilha e a formação de cada membro, em sua forma de vida.

É uma oportunidade em que, de maneira particular, os membros da Comunidade Shalom se encontram para rezar e refletir sobre sua forma de vida.

É um momento de comunhão com o irmão para crescerem juntos na caridade de Cristo; para partilhar as graças recebidas e os frutos da caminhada; e para receber a formação para melhor vivência do Evangelho e da Vocação Shalom.

Na Missão de Sobral, o encontro Setorial aconteceu sábado, dia 19 de outubro de 2013, à tarde. Os casados e solteiros reuniram-se no Sindicato dos Calçadistas de Sobral que, gentilmente, disponibilizou duas salas, com ótimas instalações, enquanto os celibatários se reuniram na casa Comunitária da Comunidade.

Os casados, em número de 23, tiveram uma pregação da Emmir Nogueira sobre a “Divina Providência na Espiritualidade Shalom” e outra com o Moysés Azevedo sobre “Família, se creres, verá a glória de Deus”, ministradas por ocasião do Congresso das Famílias 2013, que aconteceu em Fortaleza. Os solteiros, em número de 16, tiveram duas pregações, através de link, com o Moysés Azevedo que falou sobre Namoro. Enquanto os celibatários, em número de 4, duas formações sobre Virgindade e Celibato, com Gabriella Dias.

Deus nos falou muito neste setorial. Em Mt 6, 24-34, por exemplo, podemos perceber que a Divina Providência é que nos dá tudo o que precisamos para nos levar para o céu, não o que nós queremos. O Deus que nos criou, nunca nos abandonou. Ele sabe do que temos necessidade. A Divina Providência, em sua sabedoria suprema, cuida de nós e programa o que vai nos levar ao céu, para que nós alcancemos o nosso fim: o céu. São instrumentos da Divina Providência: a fé; a graça; a oração; a Palavra; o dom da intercessão; Nossa Senhora; os santos; os anjos. foto_3

Sobre família, vimos que a família cristã, a família Shalom jamais deve se isolar, mas deve fazer comunhão, de forma interna e de forma comunitária, com o corpo de Cristo, com seus próprios membros, com a Igreja, com as outras famílias, com a humanidade. É essência do cristianismo a comunhão, a unidade. Não vivamos nosso projeto familiar, mas vivamos o projeto familiar de Deus.

foto_2

Há um mundo que conspira contra Deus, contra Cristo, contra a família, contra o próprio homem. O príncipe deste mundo, o demônio, o Inimigo de Deus, está por trás disso. Uma família isolada é uma família vencida pelo mundanismo, vencida pelo Príncipe deste mundo.

Estamos em uma guerra; coragem, exorta-nos o Senhor. Unidos à cruz de Cristo, coesos, enfrentando o sofrimento com Cristo, em Cristo, por Cristo, o sacrifício gera vida, gera fecundidade, gera paz e alegria.

Através dessas formações, contemplamos a grande riqueza do Carisma nas três Formas de Vida, que são tão importantes e necessárias para nossa vivencia vocacional, comunitária, apostólica e eclesial. Que o Senhor nos conceda a graça de em tudo responder, com prontidão, à sua santa Vontade, testemunhando a santidade em cada forma de vida.

(Texto de Gerson Luiz Apoliano Albuquerque, Maria Lucicleide Lima, consagrados da Comunidade de Aliança Shalom) 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *