Shalom

Shalom da Paz vive Vigília de oração com as Relíquias de Santa Teresinha

comshalom

A movimentação no Shalom da Paz, neste sábado, dia 27 de abril, começou ainda no meio tarde, com uma programação toda especial. Toda a Obra, grupos de oração, e Comunidade, se uniram em assembleia para ouvir Daniel Ramos, consagrado da Comunidade de Vida, falar sobre Santa Teresinha do Menino Jesus, o missionário afirmou ainda que ela foi uma das responsáveis por sua perseverança no caminho da vocação.

Seguindo as atividades regulares do centro de evangelização, podia-se perceber um clima diferente que envolvia todo o ambiente e as pessoas que continuavam chegando neste lugar tão importante para a vocação Shalom.

Laura Salvador canta as poesias de Santa Teresinha

Um show com Laura Salvador intensificou o clima de poesia e espiritualidade, com danças e músicas inspiradas nos escritos de Santa Teresinha. Além daquelas que foram cantadas pela missionária e acompanhadas com entusiasmo pelo povo atento, Laura cantou um lançamento, uma canção composta baseada em um texto de outro missionário da Comunidade de Vida, Rodrigo Santos, que sofre com uma condição grave de perda de memória recente. A cantora falou sobre uma das marcas da espiritualidade da Santinha francesa que afirmava que para amar só tinha o ‘hoje’, e cantou a experiência de seu irmão missionário que escreveu que para amar só tinha o ‘agora’:

“O meu hoje tem sabor de eternidade / Eu só tenho agora para te amar / Eu só tenho esse instante / E em cada respiro meu eu escolho tudo”. Trecho da música ‘Só tenho o agora’

Uma chegada emocionante

Aproximadamente às 21h40 da noite, Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom, anunciou a chegada do Relicário contendo os ossos da perna e pé direitos da santa padroeira das missões. A reação de alegria dos devotos e amigos de Teresinha ecoou em todo o Shalom da Paz. Teresinha foi recepcionada com aplausos, músicas e até chuva de pétalas, um momento belo, para ser guardado na memória.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Shalom Fortaleza (@shalomfortaleza)

Santa Missa: Somos o sonho realizado de Santa Teresinha

A Santa Missa começou em seguida, e foi presidida por Padre Silvio Scopel, responsável pela Comunidade Shalom em Fortaleza. A celebração enriquecida pela beleza da liturgia, por elementos que nos lembravam da Santa Carmelo e músicas que cantavam suas poesias, foi acompanhada por milhares de pessoas que lotaram o pátio do centro de evangelização. 

De forma simples, como quem se dirige a alguém íntimo, Padre Silvio, fez uma prece a Teresinha no início da celebração, pedindo sua intercessão para que o povo ali reunido, tivesse “um coração esponsal, apaixonado por Jesus”. Ele afirmou ainda que o povo de Fortaleza e dos lugares que participam desta peregrinação são “o sonho realizado” de Santa Teresinha, que sempre desejou caminhar pelo mundo anunciando Jesus e tornou-se a padroeira das missões. 

Em sua homilia, o sacerdote falou sobre a parábola da videira e dos ramos, afirmando que “o lugar do cristão não é somente atrás de Jesus, como seguidor, mas em Jesus, enxertado Nele, recebendo Dele sua energia vital”

Padre Silvio elencou algumas formas de nos mantermos unidos à videira verdadeira, que é Jesus, dentre elas, a amizade com os santos. “A amizade com os santos nos alimenta da seiva de Cristo”, afirmou o sacerdote. Ele concluiu sua fala, chamando a atenção para o fato de que para ter fecundidade, produzir muito fruto, toda planta precisa de poda, e as podas doem. Se dirigindo de maneira carinhosa a Santa Teresinha, Padre Silvio pediu a ela que ensinasse todo o povo ali reunido a trilhar um caminho de fecundidade, acolhendo o que Deus quer dar: 

“Teresinha queremos te dizer que tu és para nós como este ramo enxertado em Cristo. Sabemos que tu te deixaste podar pelo Divino agricultor e produziste muito fruto (…). Obrigada por seu testemunho de amor a Jesus”.

Uma madrugada de oração na Manjedoura da Paz

Após a Missa, o Relicário foi transportado para a Capela Manjedoura da Paz, e o povo em procissão, aguardava sua vez nas longas filas formadas para entrar na Capela e ter um momento perto de Teresinha. As filas permaneceram cheias até a madrugada e a capela estava cheia até o momento da partida do relicário.

Dentro da Manjedoura da Paz, o Relicário de Santa Teresinha trazia aos presentes uma presença de Santa Teresinha que emocionou e levou à oração. Intercalando momentos de oração motivada pelo Projeto Família, músicas inspiradas nos escritos de Teresinha e oração silenciosa, o clima na Capela exalava aquele perfume da santidade de vida de Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face.

Intercessão, pedidos de graças, alegria, devoção, lágrimas, emoção. Os amigos de Teresinha permaneceram ali, deixando que o desejo de santidade crescesse em seus corações. Rosas que eram apresentadas, rosas que eram ofertadas, pétalas que eram levadas como recordação da graça daquele dia, testemunhamos a chuva de rosas prometida pela santa. 

A peregrinação continua

O Relicário deixou o Shalom da Paz por volta das 4h30 da manhã de domingo (28) e seguiu em peregrinação para a Catedral Metropolitana de Fortaleza, onde os jovens do Projeto Juventude para Jesus estiveram em sua Vigília de Páscoa e receberam as relíquias com muita alegria. Os jovens e todo o povo reunido na Catedral celebraram a Santa Missa com as relíquias. A celebração foi presidida por Padre Vitor Aragão, coordenador apostólico da missão de Fortaleza. 

A peregrinação das Relíquias de Santa Teresinha seguem aqui em Fortaleza até o dia 30 de abril, data em que ela parte para a cidade de Icó. O relicário peregrino permanece no Brasil até o mês de outubro. Continuamos nos confiando à intercessão da Santa Carmelita que nos ensina a desejar a santidade e a acreditar que esta graça se encarna nas pequenas coisas do cotidiano. 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.