Notícias

Shalom em Varsóvia: 3 anos de gratidão

A princípio os missionários brasileiros enviados em missão para Varsóvia se dedicaram ao estudo da Língua Polonesa e a viverem o processo de enculturação próprio do início de uma fundação no exterior do Brasil.

comshalom

Esse fragmento de texto bíblico traduz bem a atual experiência dos irmãos missionários e de todos que fazem parte da Obra da Comunidade Católica Shalom em Varsóvia, Polônia. A missão completa em 17 de novembro de 2020 seus 3 anos de fundação e testemunha com alegria e gratidão a grande obra que Senhor realizou durante estes três primeiros anos de sua atividade missionária nas terras de São João Paulo II.

Fruto do desejo do coração dos jovens a missão de Varsóvia foi fundada após o pedido destes ao seu arcebispo, que desejavam a presença do Carisma Shalom também na capital polonesa. A comunidade antes presente na Polônia somente na cidade de Cracóvia, onde ocorreu a Jornada Mundial da Juventude em 2016, plantou a semente  do Carisma no coração de muitos poloneses e meses depois, em 17 de novembro de 2017 a segunda missão foi fundada em terras polonesas.

A princípio, os missionários brasileiros enviados em missão para Varsóvia se dedicaram ao estudo da Língua Polonesa e a viverem o processo de enculturação próprio do início de uma fundação no exterior do Brasil. Porém, uma curiosidade e novidade vivida nesta missão foi a formação de um grupo de oração logo com a chegada dos missionários, pois os mesmos jovens que pediram a presença da Comunidade já esperavam desejosos um contato maior com o Carisma.

Sendo assim, mesmo sem que falassem a língua oficial dos nativos, o grupo acontecia semanalmente. Além disso parte destes jovens demonstraram um interesse em se aprofundar ainda mais no conhecimento do Carisma e outra novidade para a missão tão recente foi a realização do Caminho Vocacional Shalom para aprofundar com estes experiência do Carisma. Tudo isso já no primeiro ano de missão.

Esta experiência foi e é uma prova concreta de que o Carisma Shalom é realmente um Carisma para todos os povos e que a linguagem do amor fala mais do que qualquer outra língua. Danielle Correia, uma das missionárias que chegou primeiro à missão partilha um pouco dessa experiência:

“Me lembro que desde o momento que cheguei em Varsóvia, já no aeroporto pude experimentar algo diferente ao ver os poloneses. O ardor missionário, o desejo de amar aquele povo falava mais alto no meu coração do que qualquer outra coisa.  Muito mais que o medo por estar num lugar diferente ou do desconhecimento da língua. Foi este ardor missionário que sempre nos acompanhou, mas principalmente no início da missão. E neste desejo de amar, parece que sempre havia uma força, que reconheço ser o próprio Carisma Shalom, que ia à nossa frente. Um simples sorriso gerava uma afetuosa retribuição dos jovens, dos padres e das pessoas com quem nos encontrávamos. Os jovens que estão conosco na Obra hoje permaneceram porque viram à nossa frente o Carisma, não viram somente a nós missionários brasileiros, mas porque experimentaram a força do Carisma em suas vidas ao encontrarem Cristo, fonte da verdadeira paz e alegria, que seus corações antes desejavam. O Carisma Shalom é realmente uma resposta para este povo.” Danielle Correia, 27.

3 anos se passaram…

Além disso tudo, ao longo deste três anos, muitas outras graças foram recebidas de Deus e pode-se já colher os primeiros frutos da missão, dos quais vale ressaltar as duas novas vocações geradas para a Igreja, Magdalena Majek, missionária da Comunidade de Aliança e Agnieszka Bęczkowska, missionária da Comunidade de Vida. Porém, este ainda é somente o início da grande obra que o Senhor quer realizar na missão de Varsóvia e na vida daqueles que Ele quer alcançar com o Carisma Shalom na Polônia.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *