Notícias

Shalom Manila: 3 anos da Comunidade no Continente Asiático

Você sabia que a Comunidade Católica Shalom está presente nas Filipinas?

Foto | Unsplash

A missão da Comunidade Católica Shalom nas Filipinas celebra 3 anos de fundação no país mais católico no mundo e primeiro na Ásia. Uma grande responsabilidade para uma pequena missão em formação, que não se abate diante dos desafios e confia na divina providência. 

Podemos comparar a missão “Shalom Manila”, presente nas Filipinas desde Setembro de 2017, como uma pequena criança que teve que iniciar todo um processo de aprendizado. 

 

O início de tudo

Segundo os cientistas, o cérebro de uma criança de 3 anos já está quase todo desenvolvido, apesar de ainda possuir muito espaço para o desenvolvimento de novas conexões. Emoções, relações sociais, linguagem e competências motoras também fazem parte do processo de crescimento nesta idade. Você deve estar se perguntando: e o que a missão de Manila tem haver com isso? Tudo (risos). Vou explicar…

Em nosso dia a dia, como missão em uma terra onde 86% da população se declara católica, é possível perceber que fomos chamados a crescer, frutificar e espalhar a paz, que para nós é uma pessoa: O Cristo Ressuscitado que passou pela Cruz. Mas, como crianças, precisamos aprender coisas novas todos os dias.

Ao chegarmos em Manila, nos deparamos com um grande embate: a língua local. Que, na verdade, são duas: o Tagalo e Inglês. A princípio, a primeira tentação era ser como o profeta Jeremias que indagou ao Senhor: “Eu não sei falar. Pois, sou apenas uma criança” (Jer 1,6), e ao que o Senhor respondeu: “Não digas: Sou apenas uma criança: porquanto irás procurar todos aqueles aos quais te enviar” (Jer 1:7). E assim foi feito. Deus nos enviou a um povo que gera no corpo da Comunidade o desejo de humildade e de simplicidade de uma criança. E como grande resposta hoje, com o auxílio de tantos, a missão do Shalom em Manila segue expressando, passo a passo, palavra a palavra, que Deus deseja amar o Seu povo.

Assim como crianças em desenvolvimento, as quedas são frequentes, e por vezes coisas simples ainda não são tão claras. Porém, existe um movimento muito maior: a fé. E se esta existe é porque o próprio Deus nos revela a um povo sedento de Paz. E se há um povo, Deus nos faz crescer em Sua Graça.

A nós, cabe a graça de proclamar: Obrigado, Senhor, por nos teres escolhido!

Shalom Manila


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Boa noite. Bom, vamos lá… Eu sou o Valdinei, estou no sexto período de Teologia na Faculdade Canção Nova aqui em Cachoeira Paulista. O padre que ministra a disciplina de Pastoral II passou um trabalhinho acadêmico… Trata-se de uma simples entrevista com um missionário ou missionária, porém esse missionário tem que atuar fora do país. Quanto às perguntas, o padre professor já as elaborou… Coisa bem simples.
    Eu não conheço nenhum missionário… logo estou na peleja em busca de um para que possa me conceder essa singela entrevista por escrito… Por favor, se quem ler esta mensagem conhecer algum que seja solícito para com a “igreja que sofre aqui”, por fineza, ajude-me. Vou repetir, trata-se de coisa de bem simples. E seria um prazer levar o nome de um missionário shalom a Faculdade. Sem mais é isso, para provar minha boa intenção, segue meu whatssap: 12 933005470, caso alguém queria me indicar… ou mesmo um missionário que tenha lido esta mensagem queira me ajudar, fico muito agradecido. Sem mais, é isso. Deus nos abençoe.