Formação

Sínodo sobre a palavra de Deus

comshalom

O Papa Bento XVI surpreendeu a todos nós, membros da Igreja Católica, com o anúncio do próximo Sínodo dos Bispos. Ele o fez no dia 6 de outubro do ano passado, também já escolhendo e publicando o tema: “ A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”. Assim a XII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos acontecerá nos dias 5 a 26 de outubro de 2008, próximo ano, portanto.

Em junho deste ano de 2007 foi publicado um Documento pela Santa Sé Vaticana, chamado “Lineamenta”. Ele deve servir como instrumento de preparação para a reflexão sinodal. Por isso foi enviado a todas as Conferências Episcopais, e, através delas, a todas as Dioceses espalhadas nos cinco continentes, para ser estudado nas bases. Inclusive após cada capítulo do texto documental, há uma série de perguntas que querem ajudar o estudo e também, com as respostas, contribuir para a profundidade e o aperfeiçoamento do conteúdo. No caso concreto da nossa Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, todas as contribuições deverão ser endereçadas à sede em Brasília ainda neste mês de novembro. Aí se fará a síntese de todas elas e será então enviada à Santa Sé Vaticana.

O grande objetivo traçado pelo Papa Bento XVI em anunciar a realização deste Sínodo sobre a Palavra de Deus, foi e é de realçar, em continuidade com o último Sínodo dos Bispos sobre a Eucaristia realizado em 2005, a intrínseca ligação da Eucaristia com a Palavra de Deus, aprofundando o significado da única mesa da Palavra e do Pão; para isso é preciso reler a Constituição Dogmática sobre a Palavra de Deus – “Dei Verbum” em chave pastoral, percebendo seus frutos copiosos ou menos copiosos após 40 anos de vivência de suas diretrizes.

A estrutura do Documento obedece o enunciado do tema: o primeiro capítulo apresenta a grande e profunda reflexão que já temos sobre a Revelação, a Palavra de Deus e a Igreja; o segundo capítulo procura desenvolver a presença da Palavra de Deus na vida da Igreja; e o terceiro capítulo coloca o lugar da Palavra de Deus na missão da Igreja.

Podemos louvar a Deus pela genuína inspiração do nosso Papa em propor o próximo Sínodo dos Bispos sobre as Sagradas Escrituras. O enfoque que ele propõe para a reflexão é tão essencial e muito atual: “a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”. A Igreja deve viver da Palavra de Deus e deve viver para a Palavra de Deus.

Mas devemos também aceitar o desafio de preparar-nos bem em vista do Sínodo dos Bispos, colocando sempre mais a Palavra de Deus no centro de nossa vida e missão. Como Igreja sabermos viver da Palavra de Deus e viver para a Palavra de Deus. O Documento de Aparecida, o grande documento saído da reflexão e oração do episcopado latino-americano e caribenho reunido na sua 5ª Conferência em maio passado, aponta para sermos discípulos-missionários de Jesus Cristo. Se colocarmos a Palavra de Deus como critério de nossas vidas, seremos esses discípulos-missionários de Jesus Cristo – Caminho certo, Verdade segura e Vida plena.

Dom Jacinto Bergmann
Bispo de Tubarão (SC) e Membro da Comissão Episcopal Pastoral Bíblico-Catequética.

Fonte: CNBB


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.