Formação

Solenidade de São Pedro e São Paulo, dia do Papa

comshalom

Dom Eurico dos Santos Veloso


ASolenidade de São Pedro e São Paulo, celebrada desde temposremotíssimos, ensina-nos que a Igreja, na qual cremos, está alicerçadasobre o fundamento dos apóstolos, consoante as palavras do próprioCristo: “Quem vos ouve, a mim ouve”. Sim, a fé que hoje professamos,depois de dois mil anos, é a mesma professada pelos apóstolosescolhidos e enviados por Cristo. O Espírito atua na Igreja de modo atorná-la, sob a proteção dos mesmos apóstolos colocados à sua frente econduzida pelos seus legítimos sucessores, depositária e fielmensageira do Evangelho da Vida.

Pedroe Paulo, cada qual a seu modo, contribuíram eficazmente para edificar aCasa de Deus neste mundo como sinal da Morada Eterna que nos éprometida em Cristo. Pedro, escolhido por Jesus para ser o chefe dosapóstolos e de toda a Igreja, soube apascentar as ovelhas e oscordeiros que lhe foram confiados, confirmando-lhes a fé com oderramamento do próprio sangue. Paulo, agraciado com o dom daverdadeira conversão ao Evangelho, tornou-se, por disposição mesma doSenhor, o grande apóstolo dos gentios e o incomparável defensor dagratuidade da salvação, vindo, à semelhança de Pedro, a derramar o seusangue como supremo testemunho da fé que tão zelosamente anunciava commuitas renúncias e provações.

Aocelebrarmos os dois insignes apóstolos, lembramo-nos naturalmente doPapa, a quem cabe, em primeiro lugar, guardar, defender, anunciar etestemunhar a fé que herdamos de Pedro e Paulo. Bento XVI é hoje ogrande apóstolo do Evangelho que nos dá a Vida verdadeira. Comosucessor de Pedro e herdeiro de seu carisma-ministério, preside hoje àcaridade, apascentando com zelo os fiéis que lhe são confiados. Mas étambém chamado, a exemplo de Paulo, a desgastar-se de todos os modos, afim de que a Palavra de Deus atinja os corações e, assim, o mundo serenove na esperança que vem da firmeza de Deus. Bento XVI temdesempenhado muito bem seu ofício de propagador da fé e da beleza dasalvação. Notáveis são suas palavras e ensinamentos, carregados deprofundo significado e sabedoria, dirigidos para um mundo aparentementemais distante de Cristo e da sua Igreja. Os ensinamentos do Papa sãocapazes de interpelar as consciências e fazê-las pensar, e a Igreja,sem dúvida, tem sido levada, com Bento XVI, a aprofundar-se noconhecimento de suas raízes.

QueSão Pedro e São Paulo intercedam sempre pela Igreja que lhes custou osangue, proteja o Santo Padre Bento XVI e alcancem para todos nós agraça de sermos discípulos missionários de Jesus Cristo na aurora doséculo XXI!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *