Formação

Toma consciência, ó cristão, da tua dignidade

comshalom

Dos Sermõesde São Leão Magno, papa.
(Sermo 1 in Nativitate Domini, 1-3:PL 54, 190-193)


Hoje,amados filhos, nasceu o nosso Salvador. Alegremo-nos. Não pode haver tristezano dia em que nasceu a vida; uma vida que, dissipando o temor da morte,enche-nos de alegria com a promessa da eternidade.

Ninguémestá excluído da participação nesta felicidade. A causa da alegria é comum atodos, porque nosso Senhor, vencedor do pecado e da morte, não tendo encontradoninguém isento de culpa, veio libertar a todos. Exulte o justo, porque seaproxima da vitória ; rejubile o pecador, porque lhe é oferecido o perdão;reanime-se o pagão, porque é chamado à vida.

Quandochegou a plenitude dos tempos, fixada pelos insondáveis desígnios divinos, oFilho de Deus assumiu a natureza do homem para reconciliá-lo com o seu Criador,de modo que o demônio, autor da morte, fosse vencido pela mesma natureza queantes vencera.

Eis porque, no nascimento do Senhor, os anjos cantam jubilosos: Glória a Deus nasalturas; e anunciam: Paz na terra aos homens de boa vontade (Lc 2,14). Elesvêem a Jerusalém celeste ser formada de todas as nações do mundo. Diante dessaobra inexprimível do amor divino, como não devem alegrar-se os homens, em suapequenez, quando os anjos, em sua grandeza, assim se rejubilam?

Amadosfilhos, demos graças a Deus Pai, por seu Filho, no Espírito Santo; pois, naimensa misericórdia com que nos amou, compadeceu-se de nós. E quando estávamosmortos por causa das nossas faltas, ele nos deu a vida com Cristo (Ef 2,5) paraque fôssemos nele uma nova criação, nova obra de suas mãos.

Despojemo-nos,portanto, do velho homem com seus atos; e tendo sido admitidos a participar donascimento de Cristo, renunciemos às obras da carne.

Tomaconsciência, ó cristão, da tua dignidade. E já que participas da naturezadivina, não voltes aos erros de antes por um comportamento indigno de tuacondição. Lembra-te de que a cabeça e de que corpo és membro. Recorda-te quefostes arrancado do poder das trevas e levado para a luz e o reino de Deus.

Pelosacramento do batismo te tornaste templo do Espírito Santo. Não expulses commás ações tão grande hóspede, não recaias sob o jugo do demônio, porque o preçode tua salvação é o sangue de Cristo.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *