Formação

Um menino nos foi dado

comshalom

+ Orani João Tempesta, O. Cist

É Natal! «Um menino nos nasceu, um filho nos foi dado» (Is 9,5). Essaspalavras do profeta realizaram-se no Natal do Senhor Jesus Cristo.Recebemos como «dom» um menino. O menino nos veio da ação criadora doEspírito, que o gerou no seio puríssimo de Maria sempre virgem.Nascendo de uma virgem pela ação do Espírito, fica claro que ele é umverdadeiro «presente» de Deus à humanidade, um presente que ahumanidade jamais poderia dar-se a si mesma. Ele veio do alto. Nasceude uma mulher porque é plenamente humano. Mas nasceu de uma virgem parasignificar que sua morada entre nós supera radicalmente as nossaspossibilidades ou as nossas forças e mesmo as nossas expectativas.

Omistério de Deus é grande, é por demais profundo! Nossas pobrespalavras podem apenas balbuciá-lo. «Senhor, estupendas são as vossasobras! E quão profundos os vossos desígnios!» (Sl 91,6). Ele veiorestaurar a criação e levá-la à plenitude do Reino de Deus. Veiolibertar-nos do pecado e da morte e de todos os males e garantir-nos avida verdadeira. Veio apontar-nos o caminho para a comunhão de vida como próprio Deus, Trindade Santíssima, fonte de toda felicidade e paz. Averdadeira comunhão com Deus gera e sustenta em nós a autênticacomunhão com nossos semelhantes e com toda a criação.

Nomistério do menino, é Deus mesmo quem visita seu povo. A celebração doNatal deve levar-nos à contemplação piedosa da extraordinária caridademanifestada no nascimento de Belém. O Todo-Poderoso se faz uma frágil eindefesa criança; o Imenso, que nada pode conter, é reclinado numamanjedoura; Aquele que com seu braço forte rege o universo inteiro éacolhido e conduzido pelas mãos humanas; o Todo se esconde nofragmento; o Invisível se mostra visivelmente; Aquele que habita umaluz inacessível coloca-se ao nosso alcance! Ele é o “rosto humano deDeus”!
Como não reconhecer que estas coisas extraordináriasaconteceram porque Deus ama «loucamente» e sem medidas a sua criatura,a cada um de nós em particular?

A contemplação do mistério deDeus, manifestado no nascimento do menino, não pode deixar-nosindiferentes. Se Deus nos ama tanto, como não amá-lo também? O amor,ensina São Paulo, é o «vínculo da perfeição» (Cl 3,14). Deus nos amapor primeiro (cf. IJo 4,19). Recebendo o seu amor em nossa vida, somospurificados e renovados para amá-Lo como convém e, n’Ele, amar nossopróximo com verdadeiro «amor-doação». O amor vence nosso orgulho e nosabre para a infinitude da Verdade, do Bem e da Beleza, o que enche dealegria nossa vida e dá sentido a nosso caminho.
Sendo mistério decaridade, o Natal deve suscitar em nós o amor que renova todas ascoisas. Só no amor podemos construir, pois o amor é positivo. Aocelebrarmos o Natal, tendo os olhos fixos no Menino-Deus, podemosexclamar com as palavras de São João: «Deus é amor» (1Jo 4,8)!

Éimportante que celebremos com nossas comunidades esse Mistério daEncarnação para que, verdadeiramente, possamos celebrar como cristãos oNatal do Senhor! Que a nossa participação na liturgia seja consciente,piedosa e repleta de admiração pelo mistério celebrado! Que em nossavida, aquilo que de Deus recebemos seja compartilhado com nossosirmãos! A todos um santo e feliz Natal!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *