E, de repente, acabou mais um ano, e com isso, se aproximam as adoráveis férias, momento de parar, descansar, curtir a família, os amigos, ficar off das rotinas e obrigações… sejam os estudos, o trabalho, o apostolado. Mas afinal, um missionário tira férias?
>> Clique aqui e acompanhe notícias do Shalom, da Igreja e muito mais no seu Whatsapp
Adianto a você que sim, não somos máquinas, e prezamos pela sobriedade do nosso ser. Paramos uns dias dos trabalhos nos Centros de Evangelização, para sair um pouco das obrigações, por vezes, muito cansativa, sendo até, em alguns períodos, desgastantes. Nossas vidas, de alguma forma, se desaceleram diante de uma tão exaustiva rotina diária. Mas como cristãos, não podemos fazer o mesmo. Mas entenda, o cristão não tira férias!
Um missionário nunca cessa de evangelizar
Enfrentamos uma batalha interna em nossas vidas, por nós e pelo próximo, a luta contra o pecado: “Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; o Espírito, o que é contrário à carne.” (Gálatas 5,17). Não podemos relaxar, mas sim “combater o bom combate”.
Para um missionário, qualquer chance é uma bela oportunidade de evangelização: uma ida à praia, uma pessoa na parada de ônibus, a recepcionista do cinema… se Deus pedir, é preciso falar sobre o amor de Deus, seja em palavras, atos, ações, ou um simples olhar ( já que os sorrisos ainda estão por trás das máscaras).
A batalha externa também é constante. As armas do inimigo não param; por que nós, cristãos, nos daríamos o “luxo” de parar? O cristão não tira férias! “Vigiai e orai” (Marcos 14,38). É preciso termos cuidado em nossas vidas. Tiramos férias dos estudos ou trabalhos no apostolado, mas não podemos nunca tirar férias Deus. Até porque, este “chefe”, não para!
A missão é levar mais pessoas para o céu
Nós não podemos tirar férias d’Aquele que fica 24 horas por dia conosco. Só quem entende o que é o amor de Deus compreende que não se pode tirar férias de Deus. Até porque já é um hábito a vida de oração, ir ao encontro do Amado, procurar logo a Igreja mais próxima e saber os horários das Missas, além da oração pessoal, a meditação do terço e outras orações devocionais.
É importante sempre refletir: “Como podemos tirar férias d’Aquele que é o dono das férias, pois foi Deus quem criou as férias para que pudéssemos descansar nas nossas atividades cotidianas. Como podemos tirar férias d’Aquele que criou esse presente para nós”?
Por isso, é necessário levar Deus aonde formos. “Evangelize, se necessário use palavras”, já dizia nosso baluarte, São Francisco de Assis. Se temos mais tempo nas férias, por que não reservar um tempo maior para Deus? Passear na praia com o terço na mão em uma tarde calma, meditar a palavra de Deus no silêncio de um local diferente de onde vivemos, ler um livro católico, contemplar as paisagens e agradecer Deus pela criação.
Descansamos sim, tiramos férias e nos desligamos por uns dias para recarregar as energias, mas nossa missão nunca irá parar. Afinal, nascemos para evangelizar! E retornamos com um vigor ainda maior pela missionariedade, com novas ideias, novas experiências e um novo desejo de evangelizar.