Formação

Um Só Deus com o Pai, Um Só Homem com o Homem

comshalom

AfirmaSanto Agostinho: “Deus não poderia conceder dom maior aos homens do quedar-lhes como Cabeça a sua Palavra, pela qual criou todas as coisas, e a elauni-los como membros para que o Filho de Deus fosse também filho do homem, umsó Deus com o Pai, um só homem com os homens. Por conseguinte, quando dirigimosa Deus nossas súplicas, não separemos dele o Filho; e, quando o Corpo do Filhoorar, não separe de si sua Cabeça. Deste modo, o único salvador de seu corpo,nosso Senhor Jesus Cristo, é o mesmo que ora por nós, ora em nós e recebe anossa oração.

Ele orapor nós como nosso sacerdote; ora em nós como nossa cabeça e recebe nossaoração como nosso Deus. Reconheçamos nele a nossa voz, e em nós a sua voz”(Comentário sobre os Salmos, Sl 85,1).

Quando meponho a matutar por que, afinal, temos tanta dificuldade de perceber essa uniãonossa com Jesus e Dele conosco, só me vem uma resposta: falta de oração, faltade vida interior, falta de ‘atenção ao interior’.

Planejamento de oração

Nacorreria de nossas vidas, traçamos planos e itinerários para tudo: o melhorcaminho a tomar, a estrada melhor e mais curta, o melhor local parareabastecer. Usamos o GPS para nos indicar caminhos e nos informar se estamosou não no rumo do nosso alvo. Contudo, frequentemente nos esquecemos de traçarplanos e rumos para nossa vida espiritual.

Deixamosde cumprir nossos horários de oração e nossa vida interior se resume nasapressadas preces do acordar e dormir. Rezamos o terço enquanto fazemos outracoisa, considerando, com certa razão, que é melhor que nada. Eucaristia durantea semana? Bem, se tiver uma missa de 7º dia, de casamento, de bodas…

Entretanto,Jesus Cristo, ora por nós como sacerdote; ora em nós como nossa cabeça eesposo; recebe nossa oração como nosso Deus. Nossa voz é sua voz, sua voz énossa voz.

Veja: ocaminho de Deus para nós é sempre cumprido. Jesus ora por nós e em nósconstantemente, quer oremos ou não. O que falta, infelizmente, é o caminhocontrário, de nós para ele, que recebe nossa oração como nosso Deus.

Certafeita, a inscrição da parte central da basílica de São Pedro mudou minha vida,como se eu jamais a tivesse visto antes: “Pedro, Satanás pediu para joeirar-tecomo o trigo, eu, porém, orei por ti, para que não desfalecesses na tua fé.”Foi como se um raio me atingisse e eu pudesse perceber que Jesus, de fato,intercede por mim, pessoalmente. O mesmo acontece com você. Jesus, o Senhor, oFilho de Deus, o Esposo, ora em você e por você.

Tudo oque você tem que fazer é: primeiro, ler e rezar com a Palavra para que ela sejaseu “GPS” na vida espiritual. A Palavra, como vimos em Santo Agostinho, éo próprio Cristo. Ela nos conduzirá segundo a sua vontade. Junto a isso,prestar atenção ao seu interior, ao que Deus diz e faz em seu interior. Aoescutar, com atenção, o que Jesus diz em seu interior, responder-lhe, comsimplicidade, com suas palavras sem ostentação, nem que seja para dizer o quemais agrada ao Senhor: “Jesus, eu te amo!”

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *