Igreja

Unção dos enfermos: sacramento de cura da alma e do corpo

A enfermidade pode ser alavanca para a santidade se vivida unida aos sofrimentos de Cristo na Cruz. Entenda a importância deste sacramento.

comshalom

O Brasil celebra nesta sexta, 14 de janeiro, o Dia Nacional do Enfermo. A enfermidade é um período bastante desafiante e pode levar ao desânimo e a desesperança, mas, se unida aos sofrimentos de Cristo, pode ser alavanca para a santidade. Por isso, a Igreja dedica um sacramento especial para quem se encontra nessa condição, a Unção dos Enfermos. Trata-se de uma graça particular que Deus concede através do sacramento para unir, de maneira mística, o enfermo ao sofrimento de Cristo na Cruz.

“A finalidade desse sacramento é preparar a pessoa para o encontro com Deus ou para que a pessoa encontre a força, redescubra o sentido da vida e retorne a Ele. A enfermidade, sempre vai se tornar, na perspectiva católica, um caminho de conversão a Deus. Um Deus que é perdão e é cura”, explica o teólogo e postulante da Comunidade Aliança, Jonas Ferreira.  

 «Pela santa Unção dos Enfermos e pela oração dos presbíteros, toda a Igreja encomenda os doentes ao Senhor, sofredor e glorificado, para que os alivie e os salve: mais ainda, exorta-os a que, associando-se livremente à paixão e morte de Cristo, concorram para o bem do povo de Deus»  – Catecismo da Igreja Católica nº 1499

Sacramento de cura

De acordo com Jonas, o sacramento da unção dos enfermos é uma graça reconfortante que permite ao enfermo viver o que São Paulo escreveu: “completo na minha carne ao que faltam as tribulações de Cristo”.

Antes conhecido com extrema unção, este sacramento ainda sofre um pouco de resistência por parte de alguns fiéis que o associam à morte. “É preciso uma catequese a respeito desse sacramento, porque as pessoas ainda têm medo de se aproximar dele”, explica Jonas.

“O sacramento é, na verdade, a graça de Cristo, a força do ressuscitado que invade a vida da pessoa para que ela faça essa experiência de cura, seja para continuar suas atividades, seja para contemplar Deus face a face”.

Série Philippos

Para auxiliar a formação dos membros do Caminho da Paz, a Comunidade Católica Shalom  lançou a Série Philippos, que traz conteúdos sobre a doutrina da Igreja. Se você deseja saber mais sobre a Unção dos Enfermos e os demais sacramentos, fique atento ao segundo curso da série com o tema “Liturgia e Sacramentos”, que compõe a formação da primeira fase Kerygma.

>> Leia também: Série Philippos: Conheça o novo itinerário de formação doutrinária da Comunidade Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *