Institucional

VERDADE DA FÉ – O mistério do sofrimento

Deus nos criou à sua Imagem e Semelhança e nos ama, por que então nos deixa sofrer? Como diz Santo antão em uma experiência mística: Ele gosta de nos ver lutar. Deus dá a Graça conforme a missão. Ele não te dá uma cruz que não possas carregar, Ele a Carrega contigo. Confira o texto na íntegra. Vale a pena.

comshalom

Creio que o sofrimento é a realidade mais inquietante para os homens de todos os tempo e talvez seja o motivo principal para gerar pessoas descrentes. Pois qualquer um de nós já se perguntou:  Se Deus me ama por que me deixa sofrer assim? por que se cala? e exclama: O Senhor se esqueceu de mim! ou pior, duvida da bondade de Deus.

Certa feita Santo Antão estava levando uma “surra” do diabo e aquele lutou ferrenhamente, quando estava quase esgotado clamou à misericórdia do Senhor Jesus e este o salvou. Meio decepcionado Santo Antão perguntou a Cristo: Senhor, onde estavas enquanto eu apanhava? E Jesus o respondeu:Antão, eu estive aqui o tempo todo contigo. E quando Antão perguntou : E por quê não fizeste nada? o Senhor respondeu: Eu gosto de te ver lutar.
É inegável que o sofrimento é inerente à pessoa humana, a mãe sofre ao dar à luz, os pais sofrem por seus filhos e estes por seus pais, os esposos sofrem uns pelos outros, sofrem os doentes, enfim, sofrem os que vivem! Um filósofo ateu que pregou a morte de Deus, chamado Nietzsche e bastante ovacionado pela “intelectualidade”contemporânea, disse que: o ser humano é capaz de enfrentar qualquer como se tiver um porquê! ou seja, você pode passar por realidades cruéis e desumanas mas se você tiver encontrado o porquê de sua dor você poderá vivê-la mais pacientemente, talvez você não entenda o motivo de certos sofrimentos na sua vida e vou te dar uma má notícia:Talvez você não entenda nunca!
Para carregar a sua cruz você não precisa saber de que ela é feita, qual o seu peso a sua altura, mas você precisa da certeza de que o Senhor é justo e ele jamais te daria cruz que seus ombros, com a força Dele, não pudessem suportar. São Tomás de Aquino diz que Deus dá a graça conforme a missão! Se Deus te deu uma grande missão, e Ele sempre dá; vá em busca da graça que Ele oferece para ti, na vivência dos sacramentos.
E maior que o mistério do sofrimento é o mistério do bem que o Senhor consegue fazer nascer nele. Santo Agostinho exclama: ” Pois o Deus todo-poderoso…, por ser soberanamente bom, nunca deixaria qualquer mal existir em suas obras se não fosse bastante bom pra fazer resultar o bem do próprio mal”. Não se veja como esquecido ou abandonado por Deus, apenas creia, creia com a fé mais simples que é aquela que nasce de um coração confiante no amor do Pai, mesmo que nada veja; e preocupe-se apenas em uma coisa, o que Jesus disse ser necessário: Ame a Deus! Nas alegrias e tristezas, na riqueza e na pobreza até que a morte os una! Pois, “tudo concorre para o bem dos que amam a Deus” Rm 8,28.Entregue a Deus todas as suas preocupações, pois : “Ele tem cuidado de vós”
Escrito por uma escrava da Santíssima Virgem.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *