Formação

Vida Nova

comshalom

Dom Orani João Tempesta

Ao iniciar um novo ano as esperançasrenascem! A contagem do tempo faz com que experimentemos essa magia deretomada de nossos sonhos e ideais. Isso ocorre sempre que iniciamosuma nova atividade, um novo período, um novo ano.

Nos últimos dias do ano civil trocamoscumprimentos, desejos de feliz ano novo, nos confraternizamos, rezamos.Sempre é um momento de olhar para o caminho percorrido e descobrir quemuito mais e melhor poderíamos ter feito. Mas é muito mais o olhar parao horizonte vasto que se abre diante de nós que nos motiva e desafia.

Como gostaria que essa motivação e essedesafio não fossem apenas por alguns dias e depois tudo retornasse aosmesmos comodismos de sempre. Nossas melhores intenções logo morrem nocotidiano da vida e se perdem com as dificuldades e oportunidades queaparecem a cada momento de nossa existência.

Alguns acreditam em mágicas esuperstições, pensando que alguns tipos de atividades ou de cores farãoa diferença para que tudo corra melhor no ano que vai se iniciar. Aospoucos percebem que isso é muito pouco para mudar a realidade e vivermelhor o chamado a uma vocação de sinal de tempos novos para as pessoashoje.

Os cansaços das pessoas que já tiverammuitas experiências de sonhos ou de idéias que não chegaram a um pontoconclusivo e muitas vezes se decepcionaram pelas dificuldadestornam-nos muitas vezes descrentes de que os tempos um dia possam sermelhores.
Será que a humanidade não tem jeito? Será que nós quedemos o passo para uma consciência ecológica maior, que faz com querespeitemos a natureza ao redor como nossa casa, que precisa serconservada, não conseguimos dar o passo de qualidade para viver melhorem nossa biosfera humana?

Não podemos nos acostumar com o piornem com as omissões. Ao iniciarmos o novo ano somos chamados a pedir aoSenhor que a cada dia sejamos novos como se fosse o primeiro dia denossa existência, estando sempre disponíveis para servirmos com umcoração despojado a todos os nossos irmãos e irmãs.

Coloquemos no Senhor nossa esperança enossas certezas! Acolhamos com alegria o início de um novo tempo epeçamos a Deus que nos ilumine para que realmente seja um tempo defraternidade e de paz. Que aquilo que depender de cada um de nós seja anossa vida uma resposta afirmativa ao Deus da Vida que nos conduz eque, presente no meio de nós, em Jesus Cristo, Nosso Senhor, nos conduzpara a reconstrução do homem e do mundo.

Ao retiramos nossos velhos calendáriose trocarmos nossas agendas, coloquemo-nos ao dispor do Senhor comohomens que retiram a caminhada da velha criatura e se faz pessoarenovada que se abriu para o Senhor e O anuncia a todos.

Ao iniciarmos o ano com a Solenidade deMaria, Mãe de Deus, e com o Dia Mundial da Paz, agradeçamos a Deus pormais esse tempo que nos é colocado à disposição. Que o Senhor nosinspire palavras e atitudes concretas para que, enquanto vivermos,passemos a nossa vida fazendo o bem a todos.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *