Institucional

[Vídeo] Membros da Comunidade Shalom fazem suas Promessas Definitivas em Roma

[comshalom.org] – Nas vésperas do Pentecostes com o Papa, alguns irmãos da Comunidade Católica Shalom fizeram, em Roma, as suas promessas definitivas no Carisma, dando o seu sim definitivo a Deus, a Igreja e ao Carisma Shalom.
Indagada sobre o significado dessas promessas, uma das missionárias que estava dando seu “sim” definitivo respondeu: “Significa ser inteiramente de Deus, ser totalmente de Deus. Hoje com as minhas promessas definitivas, eu digo ao Senhor que não há mais volta, eu digo ao Senhor que eu sou inteiramente Dele”.

Explicando os termos

Todos os anos, os consagrados da Comunidade Shalom renovam sua promessa de fidelidade ao Carisma segundo os estatutos da Comunidade de acordo com seu estado de vida. Todas as formas de vida podem fazer esta consagração no carisma: casais, casados, padres, celibatários, diáconos, solteiros, irmãos em discernimento de estado de vida. Tal promessa é renovada em modo temporário anualmente até poder ser feita esta, que é definitiva e independe de estado de vida.

Já a profissão de votos perpétuas no celibato pelo reino dos céus, que é a consagração perpétua com profissão dos conselhos evangélicos, comum também às instituições religiosas, é feita somente pelos celibatários, pois ela define seu estado de vida. O estado de vida na Comunidade pode também ser definido pelo sacramento do matrimônio, e outros celibatários podem ainda ser ordenados sacerdotes. Tal profissão é feita em modo temporário anualmente até poder ser feita esta, que é perpétua.

Tanto a promessa no Carisma quanto a consagração perpétua no celibato passaram a ser feitas desde a aprovação pontifícia da Comunidade pelo Vaticano, em 2007. Até então, os membros do Shalom faziam suas promessas no Carisma e sua consagração celibatária apenas em modo temporário.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *