Institucional

Vocacional Shalom: a descoberta do chamado de Deus

comshalom
Vocacionados da missão de Manaus no ano de 2016
Vocacionados da missão de Manaus no ano de 2016

Antes de qualquer coisa, você sabe o que é vocação? A palavra vocação vem do verbo latim vocare, que significa “Chamar ou chamamento”.  Logo no âmbito religioso entendemos que vocação é um chamado que Deus vem fazer a nós, um pedido pessoal que envolve a nossa entrega naquilo que ele nos pede. Mas como saber, entender, ou mesmo ouvir esse chamado? Essa é uma dúvida muito comum quando estamos buscando uma resposta de Deus e não conseguimos ouvir nada, nessa hora precisamos viver um discernimento vocacional, descobrir através da oração o que Deus nos pede.

E para ajudar nessa busca pelo caminho vocacional a Missão Manaus da Comunidade Católica Shalom realizou neste domingo (12), o vocacional aberto com o tema “Teu chamado, Tua Vontade, Minha Alegria, Minha Felicidade”, um dia todo com testemunhos de missionários da Comunidade de Vida (CV),  que são chamados a viver uma vida permanente de serviços na igreja onde houver a comunidade Shalom, e também da Comunidade de Aliança (CAL), aqueles que conciliam os serviços da igreja com as atividades profissionais do dia-dia, além de adoração, pregação e uma explanação sobre o carisma da comunidade.

“O vocacional é um passo em que você sai do grupo de oração e trilhar um caminho mais profundo na vivencia do carisma, qualquer pessoa pode fazer o vocacional aberto, mas aquelas que já trilhar um caminho na obra se sentem mais atraídas a fazer”, contou a missionária da comunidade de vida e núcleo Vocacional da comunidade Silvanisse Rodrigues.

O Portal Comshalom.org conversou com dois jovens da Missão Manaus que ingressaram na Comunidade esse ano e outro que discerniu depois de um ano vivendo como postulante da comunidade Aliança, viver uma experiência como postulante na Comunidade de Vida. Eles vão contar como foi esse processo e experiência de vocacional.

Igor vai em missão para Belo Horizonte/MG

– ComShalom – Como conheceu e ingressou na comunidade?

Igor Gouveia CV – Conheci a comunidade em 2013 através de uma amiga que me levou para um seminário de vida no espírito Santo e lá tive uma experiência com o amor de Deus. Poucos meses depois entrei no vocacional aberto para conhecer o carisma da comunidade e em menos de um ano já estava no vocacional fechado, onde participei por dois anos e no fim de 2014 mandei a carta para a comunidade onde foi discernido o postulantado para a comunidade  devida por conta dos estudos.

Dionéa Benaion CAL – Conheci a comunidade em 2013 através de um retiro de carnaval onde fui convidada por amigos e desde lá comecei a frequentar o grupo.

Bruno Melo CV – Conheci a comunidade ainda como “Amigos do Shalom”, mas minha primeira experiência foi em 2015 com o curso “Tecendo o Fio de Ouro”, e foi ai que descobri o desejo de manter a vida ordenada do amor de Deus, e em 2016 comecei a participar do grupo de oração, após o Seminário de Vida Renascer.

 

– ComShalom – O que o levou a fazer o vocacional aberto?

Igor Gouveia CV – Foi por causa do meu coordenador do Grupo que me convidou e também por curiosidade.

Dionéa Benaion CAL – Foi com a chegada dos missionários da comunidade de vida comecei a frequentar a casa deles e fui tendo uma dimensão de vocação, e no retiro de mudança de fase no meu grupo senti uma inquietação, e a responsável local de Manaus, Lila, me falou sobre o Acamps que iria ter em Fortaleza e me estimulou a ir, não pensei duas vezes e fui, la eu tive uma profunda experiência com o Carisma da Comunidade, me apaixonei, o que eu senti não consigo descrever em palavras, Voltei com a certeza de que sou Shalom e que Deus me chamava a dar mais, então entrei no ano de 2015 no vocacional.

Dionéa ingressou na Comunidade de Aliança em 2017

Bruno Melo CV – Durante o Renascer de 2016, ao visitar um stand do vocacional, vi uma importante ferramenta para discernir os plano que Deus tinha para minha vida. Eu já tinha um forte sentimento de minhas experiências anteriores, mas precisava de um discernimento mais sério. O Vocacional foi a graça de Deus nesse tempo em minha vida.

 

– ComShalom – Quanto tempo levou para fazer o vocacional depois que começou a frequentar o Shalom?

Igor Gouveia CV – Se não me engano foi uns 4 meses.

Dionéa Benaion CAL – 2 anos, fiz o retiro do Fio de outro em fevereiro de 2013 e entrei no vocacional em março de 2015.

Bruno Melo CV – Em abril de 2016, Achei rápido demais, mas com o tempo Deus me fez compreender que era o que ansiava muito para que eu fizesse essa caminhada de acolhida de sua vontade. Tudo o que Ele precisava era da minha disposição para deixar ser conduzido por Ele.

 

– ComShalom – Como foi a experiência do vocacional, o que buscava durante esse período?

Igor Gouveia CV – Foi um tempo de amadurecimento, autoconhecimento e descoberta do Carisma na minha vida.

Dionéa Benaion CAL – Foi uma experiência de profundo autoconhecimento, sofri bastante para me conhecer, e descobri na verdade eu não me conhecia nem um pouco, é sempre difícil se deparar com nossas fraquezas, misérias, e um desafio reconhecer o que há de bom em nós, com nossa humanidade tão ferida pelo pecado, acreditar que somos capazes de corresponder aquilo que Deus nos chama, o que ele vê em nós, confiar e se lançar nesse olhar que nos conhece melhor do que nós mesmos, que não se paralisa no que ainda não conseguimos ser, mas insiste em olhar para o que ainda poderemos ser. Eu buscava descobrir qual o meu chamado, para o que Deus me criou para ser, onde era o meu lugar.

Bruno Melo CV – Foi muito intensa. A vida de oração escuta diária, vida sacramental, grupo de oração e ministério aliada à vida familiar e pessoal traz muitos desafios. A cada mês os desafios vão surgindo e a fidelidade ao que se pede para fazer um bom ano vocacional fica comprometida. Mas não se faz um vocacional sozinho: Deus caminha conosco por meio de Jesus e na graça do Espírito Santo. Por isso eu buscava me render a Ele para que mesmo em meio às dificuldades, eu conseguisse perseverar na busca da sua vontade.

 

Florianópolis: eis a primeira missão a qual Bruno é enviado

– ComShalom – O que você discerniu junto com a comunidade, como foi todo esse processo?

Igor Gouveia CV – Depois de um ano novamente discerne que precisa viver uma experiência de CV, Sempre tive o desejo da CV, em 2014 discerni que precisava ficar na CAI por um período de 1 Ano por conta dos estudos, mas em 2016 o desejo e a inquietação da CV falou mais alto, conversei com meus formadores onde Rezamos juntos e fiz retiro pessoal, para escuta da voz de Deus, onde foi confirmado o desejo. Mandei a Carta para CV e fui aceito.

Dionéa Benaion CAL – Eu fiz dois anos de vocacional, no primeiro ano entrei caminhando para a CV, foi um ano muito difícil para mim e entrei numa profunda crise, mas foi um ano em que pude crescer bastante e trilhar um caminho seguro em busca da vontade de Deus. Descobri que a identificação com a CV foi como Deus se utilizou para me conquistar naquele momento, mas era uma fuga. Eu tinha uma rejeição pela CAL, que mascarava a verdade, não me sentia capaz de corresponder, não achava que conseguiria viver a radicalidade que Deus me chamava em meio a realidade que ja vivia. A partir do momento que fui crescendo nesse caminho de autoconhecimento, percebendo minhas limitações, mas também meus dons, e rezando com a CAL, eu percebia que essa vocação é tudo o que  esteve no mais profundo do meu coração. Comecei a enxergar que eu seria capaz de alcançar muito mais pessoas e tocar na vida delas na profissão que eu escolhi, que é o direito, fazer dela complemento com a minha vocação. Hoje grita no meu coração profunda gratidão a Deus por imprimir em mim essa Vocação, há em mim um grande amor pela Comunidade.

Bruno Melo CV – Procurei crescer na minha intimidade com Deus, na vida de oração, na participação dos encontros e no ministério. Fundamental também foi o auxílio do meu acompanhador. Juntos fomos compreendendo que o chamado de Deus para este tempo era a uma entrega radical no abandono nas mãos de Deus. A cada passo ficava muito coerente esse desejo. Minha experiência na comunidade de Vida foi decisiva, pois voltei com o desejo de arriscar tudo e deixar Deus revelar se era isso mesmo.

 

– ComShalom – Qual a mensagem que deixa para outros que buscam no vocacional respostas para alguma coisa?

Igor Gouveia CV – Que façam, seja por curiosidade ou pela inquietação do seu coração. Pode ser que 2017 Deus lhe chame pra trilhar esse belo caminho de escuta seja na CAL Ou CV, você só vai Descobrir o chamado de Deus na sua vida se você lhe permitir. Por isso Convido todo a participarem, SHALOM!

Dionéa Benaion CAL – A maior descoberta que eu fiz dentro do vocacional foi que eu preciso confiar apenas no que Deus pensa de mim, e esse caminho, essa vocação é antes de tudo uma resposta de grande Amor e Misericordia de Deus para nós e para o mundo. O medo é inevitável, mas para os que se sentem chamados, é uma certeza de felicidade, porque o lugar mais seguro que há é a vontade de Deus! Ele não nos tira nada, pelo contrario, nos dar muito mais do que desejamos!

Bruno Melo CV – Leve a sério tudo o que for proposto, principalmente a vida de oração. A cada lectio, cada momento de contemplação é um fortalecimento e desabrochar da graça de Deus. Viva intensamente cada momento (missa diária, encontros vocacionais, eventos, retiros, grupo de oração etc) e não deixe de pedir a Deus a graça da fidelidade, pois somos frágeis e Ele é a maior força. Apegue-se a Maria, pois ninguém melhor que ela para nos dar exemplo e ser auxílio de fé, esperança, obediência e confiança nas promessas de Deus. Deixe-se formar e seja perseverante em Deus. Afinal, Aquele que nos anima é Aquele que nos sustenta.

Marcos Paulo


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.