Formação

Você é pai! Deus lhe deu asas!

comshalom

Padre Ferdinando Mancílio C.SS.R

Impressionou-me uma imagem que vi, dessas que aparecem na internet,quando aquele feto, na verdade uma criatura humana, ao ser abortadopelo médico, agarrou-lhe o dedo. É a aparente fragilidade perdendo suaforça ao poder dos inescrupulosos.

O recém-nascido, quando aperta pela primeira vez, com sua tãopequenina mão, o dedo de seu pai, o faz com tanta intensidade que nãolarga mais. Que mistério é este? Tão escondido e ao mesmo tempo tãorevelado, tão frágil e tão forte ao mesmo tempo? Os homens são capazesde quebrar um átomo e construir uma bomba atômica, mas, às vezes, sãoincapazes de reconhecer, amar e respeitar a força da vida presente emcada ser humano e na fragilidade de uma criança. Somos ainda muitopequenos, embora nos achemos altamente competentes. A força do amorconstrói, a do egoísmo e a do orgulho destrói, só destrói, nadaconstrói.

Deus, na força do seu amor infinito, estendeu sua mão sobre o nada,e tudo criou. Fez astros, estrelas, galáxias e planetas. Fez a terra, oparaíso, o homem e a mulher. Estabeleceu com eles uma relação profundade Pai, de Criador, de amor. Deu-nos asas para que aprendêssemos avoar, mas parece-me que não prendemos ainda a fazer aterrissagenssublimes e dignas.

Ainda estamos tateando em nossas relações, como se estivéssemos naescuridão. Deus colocou no coração humano a grandeza que vem delemesmo, e nos deu a capacidade de descobrir a beleza tão palpável esensível, e ao mesmo tempo escondida, por causa de nossa pouca aberturade alma àquele que nos amou.

Eis um grande ensinamento que Jesus já nos deu: Deus é Pai! Nuncaninguém tinha ouvido tal coisa. Quem ouviu pela primeira vez, ficouimpressionado: Deus é Pai? E repetimos isto em cada oração do PaiNosso, cientes ou não de tamanha grandeza, infinita grandeza!

Pois bem, ser pai é ensinar a descobrir, dar asas para aprender avoar, não dizer tudo o que pensa, mas pensar em tudo o que diz. Ser paié dar valor às coisas por aquilo que elas significam, e não pelo quantovalem. Nossa medida econômica, até no meio religioso, nos impede de vero que as coisas significam.

Quero terminar esta reflexão não fazendo um discurso sobre as nobresvirtudes de um pai, mas pedindo para que os pais não deixem de caminharquando todos dormem em sua casa, quando os filhos dormem. Deus nos deuasas e temos de aprender a voar. Por isso, caro pai, é bela tua missão,tão nobre e cristalina, como foi a iniciativa do amor de Deus em nosfazer participantes em sua obra criadora. Pai é prolongamento dainiciativa de Deus e de seu amor no meio de nossa frágil humanidade.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *