Institucional

Você é preconceituoso? – comentário do Evangelho de 12/11

comshalom

preconceito olharO trecho do Evangelho de hoje (Lc 17, 11-19) mostra a relação que Jesus tinha com aqueles que no seu tempo eram rejeitados pela sociedade. Os leprosos eram obrigados a carregar sinos para advertir as pessoas que estavam se aproximando delas.
Eles pediram a Jesus: “Tende compaixão de nós” e Jesus os ouviu.

É interessante perceber que os leprosos não foram primeiro curados para depois ir ao sacerdote. À medida que foram andando em direção ao sacerdote, ocorreu a cura. Eles deram um passo na fé. Muitas vezes, Jesus também pede isso a nós. Ele pede que caminhemos em uma direção, mas, na verdade, queremos ter “mais segurança”, temos dúvidas se devemos ir naquela direção. Mas muitas vezes, a segurança vem à medida que caminhamos. Foi o caso da cura dos dez leprosos.

Outra discussão importante trazido pelo Evangelho de hoje está relacionada ao preconceito. Naquela época, os judeus consideravam impuros os leprosos e os samaritanos.

O preconceito é sempre odioso, porque aprisiona as pessoas em um “conceito” pré-estabelecido. Isso rouba a capacidade de amar. Quando somos movidos pelo amor, somos capazes de ir além do que se pré-estabelece sobre as pessoas. Quem ama não deve se deixar conduzir por isso. O amor supera o que é dito, o que se acha sobre alguém ou sobre o grupo ao qual se pertence.

Um cristão não pode ter “preconceito”, mas deve aderir ao “conceito” baseado na verdade, o Evangelho, que é sempre amor e misericórdia por todos os homens e mulheres. A partir desse conceito, ele deve se relacionar com as pessoas e as situações e, sempre movido pela caridade, pode julgar as realidades sob a ótica do Evangelho. O preconceito não dá ao outro a menor chance, mas mata-o, mata a esperança.

O historiador e missionário da Comunidade Católica Shalom Carmadélio Souza comenta o Evangelho de hoje, propondo uma reflexão aplicada à vida do homem contemporâneo.

Ouça:

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *