Estão se aproximando os retiros finais do Vocacional Shalom, tempo decisivo na vida de muitos homens e mulheres, jovens e adultos, solteiros e casais que, tendo feito uma experiência com o Ressuscitado que passou pela Cruz, Jesus Cristo, a Ele buscaram, pois foi marcante na vida de cada um. Essa experiência os levou à compreensão de que não obstante as fraquezas e pecados humanos, o Senhor muito os ama e os escolheu para a um caminho de e para a felicidade. É um caminho de consagração a uma vida missionária, ao Carisma Shalom.
Olhar para a história de nossas vidas é nos deparar com o que nos diz Moysés Azevedo, nosso fundador, nos Escritos Shalom: “Em seu infinito amor o Pai quis escolher almas esposas para Seu Divino Filho e para isto não escolheu as melhores, as mais belas, mas, a fim de manifestar a sua glória e seu poder, resolveu escolher as mais pecadoras, as mais fracas, os vasos de argila, para aí realizar Sua grande obra. Toda a glória pertence, assim, Àquele que nelas tudo realizou.”
Sim, toda a glória pertence ao Pai. A iniciativa deste chamado parte do Pai, do nosso amado Deus, criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, toda a glória pertence Àquele que muito realizou e realizará em nossas vidas, Àquele que desde toda a eternidade pensou em você como Shalom, criou-o desde sempre e para sempre como Shalom. E que, ao longo destes anos, esperou pacientemente pelo dia em que você descobrisse a Vocação Shalom e nela a vontade Dele para sua vida, a sua missão, a sua identidade mais profunda, o sentido e a razão pelos quais o criou.
Quantos vieram antes de você e deram seu “sim”, ofertaram suas vidas, foram mediadores do amor e da misericórdia de Deus… Foram anunciadores desta boa nova para que hoje você, também tomando posse da graça da eleição que o Senhor foi lhe revelando ao longo desse caminho vocacional, possa dar o seu “sim”. Certamente, este caminho vocacional foi marcado por graças e desafios, dores e alegrias, renúncias e ofertas, mas com certeza, tudo o que você viveu, conduziu-o a um amadurecimento na fé, no “ser cristão”, na dimensão humana e espiritual.
Nada foi em vão, basta olhar para os tesouros do céu que você foi conquistando, a cada sacrifício vivido para rezar as duas horas, o terço. Quantas ofertas para servir nos ministérios, ir a missa todos os dias, estar no grupo de oração, nas convocações da Comunidade e conciliar tudo com a sua vida ordinária de estudos, trabalho, família… Tudo isso para viver o Evangelho, ser feliz e ter a vida eterna, porque foi isto que Jesus falou àqueles que desejavam segui-Lo: “Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo Evangelho salva-la-á” (Mc 8, 35).
E agora? Diante de tudo isso, qual a sua resposta? Bom, o primeiro passo é participar dos retiros finais, porque lá que o Senhor selará em seu coração a Vontade Dele. Será aos pés do seu Criador que brotará toda a força e a graça para combater as tentações e os medos que surgem nesse tempo, e para viver dia a dia na sua Vontade, seja como Comunidade de Vida ou de Aliança.
Aqui recordamos mais uma vez nossos Escritos, onde nosso fundador nos fala: “Não é tarefa fácil, mas se Deus nos chama, é a nossa alegria e felicidade. Com nossos corações cheios de desejo, devemos responder dizendo: ‘Sim, Pai, não é fácil, mas eu desejo, eu quero, eu vou. Amém!”.
Deus abençoe vocês neste tempo. Como Comunidade, estamos rezando por vocês. Podemos testemunhar que vale a pena ofertar a nossa vida, vale a pena dizer “sim” a Deus, pela Igreja, pelos jovens e por toda a humanidade.
Glaucianne Kely
Assessoria Vocacional
* Curta a fanpage do Vocacional Shalom aqui e mantenha-se informado sobre os retiros finais e o início do caminho vocacional em 2015.