Shalom

Carmadélio apresenta três pontos importantes para a Oração Comunitária

“Uma oração comunitária ungida é capaz de mudar a vida de uma pessoa para sempre.”

comshalom

“A Oração Comunitária é uma expressão da nossa intimidade com Deus”, explica Carmadélio Sousa. Um dos elementos da espiritualidade do Carisma Shalom, a Oração Comunitária está ligada a dimensão contemplativa. De acordo com o consagrado da Comunidade Aliança, “Deus sempre escolheu as nossas orações comunitárias para falar de maneira muito forte a nós”. Em recente formação, Carmadélio elencou três pontos importantes para a Oração Comunitária segundo o Carisma. Confira abaixo.

| Leia também: Conheça o Vocacional Shalom

Louvor

De acordo com Carmadélio, o louvor é um elemento fundamental para que a assembleia possa viver vem a Oração Comunitária.

“O louvor é a porta de abertura para toda oração comunitária! Porque quando começamos a louvar, não importa como chegamos. Às vezes chegamos para a oração comunitária cansados, com sono, às vezes chegamos esbaforidos. Às vezes chegamos indiferentes, às vezes até um pouco doentes, ou com fome, mas independente de como nós chegamos, se nós nos colocamos na presença de Deus e damos a Ele o lugar que é Dele e já começamos a oração comunitária olhando para Ele e não olhando para nós, e toda a assembleia comunitária focada no Deus da vida, pode acreditar: a obra vai acontecer!”

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Espaço para a fraternidade

O segundo ponto importante é a fraternidade. De acordo com Carmadélio, a Oração Comunitária aos moldes do Carisma Shalom exige que se abra espaços para a fraternidade ainda no começo.

“Ao memos tempo que podemos cantar músicas de louvor onde colocamos Deus no lugar que Ele merece estar, o centro, ao mesmo tempo o FC ou a pessoa que estiver coordenado a oração pode animar para que os irmãos também façam cânticos de fraternidade, de acolhimento, porque esse clima de fraternidade também nos prepara para a oração. Então, é muito importante também estarmos abertos a esse detalhe da fraternidade”, explica.

Coordenar oração é um carisma

Para Carmadélio, o terceiro ponto importante é que trata-se de um dom a coordenação da Oração Comunitária. “Coordenar oração é um carisma, ou seja, todo mundo pode coordenar uma oração? Pode, mas nem todo mundo consegue coordenar bem uma oração, porque é um dom, ou seja, é algo que Deus dá. A pessoa não tem por mérito e nem por merecimento. Deus dá”, explica.

Ainda de acordo com o consagrado, para ser um bom coordenador de Oração Comunitária, é preciso três dons básicos: discernimento, palavra de sabedoria e unção. “O discernimento diz qual é a origem daquele fato, e a sabedoria diz o que eu fazer com aquele fato”, resume Carmadélio.

E explica, “Por exemplo, na hora da oração comunitária você ouve uma pessoa cantando em línguas bem baixinho, lá no final da sala. Muita gente rezando ao mesmo tempo, mas você consegue, como pastor, como formador, como coordenador, ouvir aquele cântico, e você vê a beleza daquele cântico espiritual, um canto em línguas no cantinho da sala, e parece que você fica mais aguçado naquele cântico. Só que a pessoa que canta, canta muito baixo, e você sente no Espírito que ela precisaria cantar mais alto, porque é um cântico para a assembleia, não é um cântico pessoal. Tudo é para a assembleia. Nós estamos em oração comunitária.

Nesse caso, o que você iria fazer? Uma vez discernido que aquele cântico distante vem de Deus, é de origem divina, você vai dizer: ‘Irmão, cante mais alto! Nós estamos agora, queridos, ouvindo um cântico inspirado. Eu pediria ao irmão que está com este cântico que por favor cante esse cântico alto, para que nós possamos ouvi-lo’.

Como é que você sabe que o cântico é inspirado? Pelo dom do discernimento”.

Por fim, Carmadélio explica que a “unção é a autoridade espiritual que Deus delega aos seus servos para confirmar no coração dos outros que aquilo que ele está falando, que aquilo que ele está conduzindo, que aquilo que ele está cantando vem Dele”.

“Toda oração comunitária tem um fio condutor. Se esse fio condutor não for identificado por quem está coordenando, há o perigo da oração ficar toda fragmentada”. De acordo com Carmadélio, é o rhema que indica a condução do Espírito para aquela oração. “Quando eu descubro um rhema na oração comunitária, aí a oração flui”. “Uma oração comunitária ungida é capaz de mudar a vida de uma pessoa para sempre.”


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.