A Comunidade Católica Shalom é uma Associação Privada Internacional de Fieis, com personalidade jurídica, reconhecida pela Santa Sé com o decreto do dia 22 de fevereiro de 2007, junto ao então Pontifício Conselho para os Leigos (cujas competências e funções são atualmente assumidas pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida). Na mesma data, em 2012, seus estatutos tiveram sua aprovação definitiva.

Presente em dezenas de países do mundo, a Comunidade Católica Shalom é formada por homens e mulheres que, na diversidade das formas de vida presentes na Igreja, engajam-se em uma vida comunitária e missionária com a finalidade de levar o Evangelho de Jesus Cristo a todos os homens e mulheres, especialmente aqueles distantes de Cristo e da Igreja.

Em cada tempo, o Espírito Santo concede à Igreja graças necessárias para que ela responda aos desafios contemporâneos. Carisma é um desses dons divinos derramados sobre a Igreja para renová-la e atualizar a vivência do Evangelho. Assim, foi manifestado ao mundo o Carisma Shalom, que desabrochou no coração de Moysés Azevedo durante encontro com o Papa João Paulo II, em 1980. Deus chamou pessoas a assumir essa graça em suas vidas, dando-lhes uma vocação específica: Shalom.

Por que o nome "Shalom"?
Como eu faço pra ser Shalom?

Nascida no meio dos jovens, a Obra Shalom teve início a partir de uma ousada inspiração: criar uma interface que falasse a linguagem dos jovens, para criar uma ponte entre eles e uma experiência pessoal com Jesus Cristo e a Sua Igreja. Assim, nasceu a primeira “Lanchonete do Senhor”, no dia 9 de julho de 1982, em Fortaleza (Brasil): um lugar atraente onde os jovens tinham a oportunidade de experimentar momentos de oração, fraternidade e missão, crescendo assim em seu caminho de fé.

Hoje, para levar a experiência de Jesus Cristo a muitos outros, em meio à diversidade dos povos, das culturas e dos diversos contextos da sociedade, o Shalom realiza ações evangelizadoras diversificadas e multiformes em meio aos jovens, às famílias, às crianças, aos mais pobres e necessitados, aos profissionais de diversas áreas, nos meios de comunicação, no mundo das artes, da ciência, da cultura e da promoção humana, através de obras de misericórdia que toquem os diversos sofrimentos que as pessoas atravessam.

A vivência da Vocação Shalom no seio da Comunidade é fundamentada na experiência com Jesus Cristo, o Ressuscitado que passou pela Cruz, narrada no Evangelho de João.

“Ao encontrar os discípulos no Cenáculo, Jesus Ressuscitado lhes diz: Paz a vós (Jo. 20,19), ou seja, Shalom! Em Jesus, esta saudação é uma real comunicação da Paz, isto é, de toda sorte de bênçãos espirituais e materiais, a felicidade perfeita que o Messias nos traz. É, enfim, o anúncio e a doação da salvação plena” (Preâmbulo dos Estatutos).

Jesus é o Shalom do Pai para o mundo, a verdadeira e única Paz que a humanidade pode ter. Como os discípulos de Cristo foram enviados por Ele, naquela ocasião, para implantar a Paz no coração dos homens, os vocacionados são chamados a anunciá-la com a vida e o testemunho. “Ser Shalom” significa, pelo poder do Espírito Santo, ser discípulo e ministro da Paz e levar o próprio Cristo a quem por Ele espera.

Para aqueles que foram chamados a corresponder à Vocação, Deus concede o caminho da Contemplação, Unidade e Evangelização.

Da Contemplação do Ressuscitado, que sopra sobre os discípulos, brota a força da Evangelização. Assim inspirada, a Comunidade empreende esforços para anunciar o mesmo e único Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo com eficácia, ousadia e criatividade. Para viver a Vocação é necessário, ainda, mergulhar no espírito da caridade segundo os moldes das primeiras comunidades cristãs, refletindo a Unidade da comunhão amorosa do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Se você deseja trilhar um caminho de discernimento vocacional na Comunidade Shalom, procure engajar-se em um grupo vocacional na missão Shalom mais próxima da sua cidade, ou entre em contato com a Assessoria Vocacional para trilhar o “caminho vocacional à distância” através do email vocacionaladistancia@comshalom.org.

O Caminho Vocacional tem a duração mínima de um ano, iniciando com o Encontro Vocacional Aberto (no início de cada ano).

Cada vocacionado é assistido e orientado por um Acompanhador Vocacional (diretor espiritual) para, na escuta da vontade de Senhor, discernir sobre o chamado à vocação Shalom ou a uma outra vocação na Igreja, sobre o tempo de amadurecimento necessário para dar o passo concreto em direção ao ingresso no postulantado da Comunidade de Vida ou de Aliança.

Saiba mais sobre nosso caminho vocacional AQUI.

Se a Comunidade ainda não está presente na sua cidade, saiba que todo este trabalho começa com a Difusão da Obra e do Carisma Shalom. Esta difusão tem uma estrutura organizacional na Comunidade dedicada à implantação e consolidação da Obra Shalom em uma diocese que ainda não possui a presença da Comunidade Shalom.

Atualmente, a Difusão do Carisma está presente em mais de 70 dioceses no Brasil e no mundo. Se a sua Diocese ainda não possui a Obra Shalom, entre em contato conosco no email euquero@comshalom.org e saiba como levar o Carisma Shalom a sua Diocese.

Para saber onde a Obra Shalom já está presente, acesse aqui. Digite o nome de sua cidade no campo de busca, selecione e veja no mapa qual a casa do Shalom mais próxima de você.

Saiba mais detalhes sobre o processo de implantação de uma Obra Shalom.

Neste ano celebramos um marco da nossa história, completamos 40 anos de fundação da Comunidade Shalom. Uma história marcada pelos feitos de Deus em nossas vidas, que nos enchem de gratidão e inflamam o nosso coração de Amor Esponsal ao nosso Senhor Jesus Cristo.

Para bem celebrar esse marco, entre os dias 23 e 28 de setembro, realizaremos a tradicional Convenção Shalom: uma semana de oração, formação, confraternização, celebrações e encontro com o Santo Padre, Papa Francisco.

Com os jovens e os pobres, nossos amigos, somos todos convidados a peregrinar para Roma em uma grande procissão com Jesus Eucarístico à frente e a Virgem Maria – a toda pequena - cujo manto cobre o povo que forma uma só família. Jovens, crianças e adultos, homens e mulheres, sacerdotes, celibatários e famílias, de várias partes do mundo que se reúnem para dar o Testemunho da Ressurreição, Shalom!

Convidamos você para participar dessa grande festa e renovar sua oferta de vida diante do sucessor de Pedro.

Acesse o site oficial saiba tudo sobre a Convenção Shalom 40 anos.

Convenção Shalom 40 anos: conheça pacotes oficiais

 

Vamos a Roma! Papa Francisco confirma presença na Convenção de 40 anos