Formação

Setembro, mês da Palavra: “Shemá Israel!”

comshalom
palavra de Deus
Foto de @wendelrm

“Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. Os mandamentos que hoje te dou serão gravados no teu coração. Tu os inculcarás a teus filhos, e deles falarás, seja sentado em tua casa, seja andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares. Atá-los-ás à tua mão como sinal, e os levarás como uma faixa frontal diante dos teus olhos.Tu os escreverás nos umbrais e nas portas de tua casa.” (Dt 6,4-9) Neste mês de setembro, deve ressoar novamente no coração de cada pessoa esse convite do Senhor a ouvi-lo. O “Shemá” que ressoava no coração dos israelitas. Assim como o Senhor fez o convite ao povo de Israel, Ele faz novamente para que, ouvindo-o, voltemos a amá-lo com todo o nosso coração e com toda a nossa alma.

Para o povo de Israel, o amor ao Senhor se traduzia no amor à Sua Lei, na prática dos mandamentos. Portanto, ouvir e praticar são dois verbos que andam juntos na vivência da Lei do Senhor. Para tanto, era necessário trazer esta palavra no coração, por onde andavam, em pé ou deitado e até colocá-la nos umbrais das casas para que ao passarem pudessem lembrar das maravilhas do Senhor para com o seu povo. O “Shemá Israel” é o convite que deve ressoar em nossos corações neste mês.

Somos convidados a ouvir tudo o que o próprio Deus tem para nós através da Sua Palavra. Devemos trazê-la em nosso interior, como narra o escritor sagrado, “atada às mãos como um sinal, como um frontal entre os olhos e escritos nos umbrais das casas e portas”, para que não esqueçamos que somos chamados a amar o Senhor acima de todas as coisas. Ainda anuncia o escritor sagrado: “Observai, portanto, para agirdes conforme vos ordenou o Senhor vosso Deus. Não vos desviei, nem para a direita e nem para a esquerda.” (Dt 5,32). Sendo, dessa forma, iluminados pela Palavra de Deus, ao ouvir Sua voz, precisamos dar passos concretos no seguimento do Senhor, na vivência dos Seus mandamentos.

Compreendemos que a Palavra de Deus dá sentido à nossa vida, e que por ela devem ser orientados nossos passos e nossas atitudes. Como o “Shemá” para o povo de Israel era uma oração muito cara, porque os lembrava da fé em um Deus único que os elegeu e fez com eles uma aliança eterna, deve despertar também os nossos corações.

Devemos lembrar que o Senhor fez conosco nova aliança, dando-nos a sua Palavra Eterna, o Verbo Eterno. “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade” (Jo 1,14). Em Jesus, o Pai fez nova aliança com o Seu povo. Ele é a Palavra do Pai que devemos escutar. Escreve São João no Evangelho: “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida” (Jo 5,24).

Precisamos, pois, escutar a Palavra do Senhor, porque ela nos conduzirá à verdadeira felicidade, dará vida plena, retirará da morte e concederá uma vida cheia de sentido, de graça e de força de Deus. E aquele que nela crê nunca perecerá, mesmo que passemos por momentos de grande turbulência em nossas vidas. O Senhor sempre estará conosco para nos conduzir em seus caminhos.

Por tudo isso, podemos dizer: Shemá Israel! Shemá América! Shemá Europa! Shemá África! Shemá Ásia! Shemá Oceania!

 

 

Douglimar Estevam

*A formação e o acompanhamento dos seminaristas são promovidos por benfeitores que contribuem financeiramente e por meio da intercessão. Envie um e-mail para seminaristas@comshalom.org ou curta a fanpage Seminaristas Shalom e saiba como ajudar.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.