Em 23 de Janeiro de 2013, foi fundada em Granada, a primeira missão da Comunidade Católica Shalom na Espanha. Cinco missionários (Comunidade da Vida e Aliança Missionária) foram os primeiros a chegar anunciando o “carisma da paz” ao povo espanhol pelas mesmas ruas que um dia viram São Cecílio, discípulo de São Tiago Apóstolo; a Servo de Deus Isabel, a Católica; São João de Ávila, e onde São João da Cruz escreveu a sua famosa “Chama Viva do Amor”.
No coração de Granada, a Missão Shalom celebrou o seu 10º aniversário de fundação no dia 18 de Fevereiro. Com a alegria dos missionários da Comunidade de Vida, Comunidade de Aliança, dos membros da Obra e amigos da comunidade, o povo “Shalomita” reuniu-se no Mosteiro da Encarnação, no centro da cidade, para celebrar uma Eucaristia em ação de graças pela obra de Deus através do carisma Shalom nestes 10 anos de evangelização em Granada.
O presidente da celebração eucarística, vigário geral D. Francisco Javier Espigares, fez um agradecimento especial “pela alegria, proximidade e apostolado da Comunidade”, sendo uma “nova evangelização” muito necessária no mundo de hoje.
As celebrações continuaram mais tarde no Centro de Evangelização, muito próximo da Igreja, onde se realizou um ágape fraterno na presença de sacerdotes diocesanos, famílias, jovens e crianças unidos ao carisma Shalom pelos laços do Espírito e da amizade.
Durante o jantar, mensagens de felicitações de irmãos da Comunidade de diferentes missões como Setubal (Portugal), Montevideo (Uruguai), Asunción (Paraguai) e Roma (Itália) foram projetadas de surpresa. Os convidados puderam também ouvir o testemunho de dois missionários que chegaram à fundação e ainda permanecem na missão, Rafaela Luzia Freitas, membro consagrado da Comunidade da Vida, e Rosileno dos Anjos, membro consagrado da Comunidade de Aliança e seminarista da diocese de Granada. Ambos manifestaram gratidão por tudo o que o Senhor fez na missão durante os 10 anos e por todas as experiências que Ele lhes permitiu viver desde o início na Espanha. Para Rosileno, permanecer em Granada após 3 anos como Missionário da Aliança e descobrir o seu apelo ao sacerdócio foi o “sinal” de que Deus pode fazer tudo.
No caso de Rafaela, foi a evangelização dos jovens de Granada que mais marcou a sua memória e o seu coração missionário: “Lembro-me das nossas primeiras evangelizações nas ruas em lugares onde os jovens festejavam. Até mesmo naquele ambiente “hostil” pode dar o meu testemunho de encontro com Jesus. Marcou-me muito. Descobri a sede de Deus que a juventude espanhola tem no fundo do coração, e, como o seu acolhimento em relação a nós é maior do que pensamos”.
“Exultemos de alegria” é o lema deste 10º aniversário da missão com que foi inaugurado um ano de graça para a Comunidade em Espanha, impulsionada pelo Espírito Santo a viver ainda mais intensamente sendo Comunidade e família, com a promessa de Deus de fazer crescer o povo que Ele ama, que foi escolhido, e em quem Ele semeou o carisma Shalom, um carisma de paz, um carisma para todo o mundo.