Notícias

Celebração da descida à mansão dos mortos e a vocação “para sempre”

A Celebração da descida de Jesus à mansão dos mortos trouxe neste ano uma reflexão sobre a escolha de Deus por nós para sempre. Com momentos de oração que convidaram a louvar pela vocação e pela filiação divina, os participantes rezaram e entoaram salmos, nesta bela celebração que marca o sábado santo.

comshalom

No Retiro de Semana Santa, já é tradicional a realização da Celebração da descida de Jesus à mansão dos mortos, um momento que segue um rito próprio, aberto à oração e à voz de Deus.  

“Esta celebração tem o objetivo de nos mergulhar na morte de Cristo e na sua descida à mansão dos mortos para reconhecer que “o Filho de Deus se entregou por mim. ” (Gl 2,20). Por isso é um momento voltado para a cura interior, mas também para o louvor ao Cristo que desceu aos infernos para derrotar a morte”.

Padre Almeida Neto conduziu este momento forte de oração, em que foram entoados salmos de súplica e libertação, além de uma bela leitura da tradição da Igreja a respeito deste dia santo:

“O que está acontecendo hoje? Um grande silêncio reina sobre a terra. Um grande silêncio e uma grande solidão. Um grande silêncio, porque o Rei está dormindo; a terra estremeceu e ficou silenciosa, porque o Deus feito homem adormeceu e acordou os que dormiam há séculos. Deus morreu na carne e despertou a mansão dos mortos”.

Após os salmos, em um momento de oração espontânea, Deus falou aos participantes sobre a força e a alegria da vocação que é para sempre. Deus disse em palavra profética: “A sua vocação tem o preço do meu sangue!” e ainda “Eu vos quero todos olhando para o céu, vós não tendes mais motivo para olhar para o chão. Eu vou tornei filhos para sempre. Fazei um ato de confiança em mim, olhai para o céu. O céu é para sempre!”. Sobre a escolha de Deus que é para sempre, Padre Antonio Furtado conduziu os participantes e refletirem sobre o chamado de Deus e Seu amor:

“Ele me visitou para sempre, Ele me libertou para sempre! Para sempre, para sempre! Ele me deu uma vocação para sempre! Ele me deu um matrimônio para sempre. Ele me deu o sacerdócio para sempre. Ele me deu o celibato para sempre. Ele me fez Filho para sempre! Para sempre, para sempre! Nossa vocação é de louvor ao Pai, por isso agradeçamos ao Senhor que nos libertou para sempre! Para sempre, para sempre”!

A celebração conclui-se com o segundo dia da novena à Divina Misericórdia e uma oração a Nossa Senhora. Este momento finalizou a programação do Retiro de Semana Santa no ginásio Paulo Sarasate neste sábado santo, mas o dia ainda tem um compromisso muito importante: a participação na Missa da Vigília Pascal na catedral metropolitana de Fortaleza. Esta é chamada a Missa das Missas, em que a liturgia relembra toda a história da salvação e onde é solenemente proclamada a ressurreição de Cristo.

 

Retiro de Semana Santa

O retiro de semana santa continua amanhã trazendo à partir das 14 horas uma pregação com o fundador da comunidade Shalom Moysés Azevedo sobre “A exaltação do Filho de Deus”. Toda a comunidade aguardar ansiosa este momento de proclamação da ressurreição de Cristo que está intimamente ligado ao Carisma Shalom. Ainda dá tempo de você viver o Retiro de Semana Santa presencialmente ou online, clique aqui e saiba como participar e fazer sua inscrição. 

 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Shalom Fortaleza (@shalomfortaleza)


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.