Formação

2 anos de pontificado

comshalom

Cidade do Vaticano, 19 abr (RV) – Eram 17h50 (hora de Roma) de dois anos atrás: da chaminé da Capela Sistina saía uma fumaça de cor incerta. Depois, improvisamente, se tornou decididamente branca. O papa foi eleito! Iniciou assim a aventura de Bento XVI, chamado a suceder João Paulo II, após quase 27 anos de pontificado do papa polonês.

Papa Ratzinger, o 264º Sucessor de Pedro e 8º papa alemão na história da Igreja, em dois anos de ministério petrino encontrou 7,5 milhões de pessoas, fez três viagens em solo italiano e cinco viagens internacionais. Entre os momentos históricos destacam-se a visita a Auschwitz, Polônia, e a visita à Mesquita Azul, Turquia.

Escreveu uma encíclica _ “Deus caritas est” _, uma exortação apostólica sobre a Eucaristia, “Sacramentum caritatis”, e um livro, “Jesus de Nazaré”, nas livrarias desde esta segunda-feira.

O jovem teólogo Joseph Ratzinger desejava servir ao Senhor sendo professor. A oração do humilde penetra as nuvens: torna-se catequista do mundo. Recordemos suas primeiras palavras como papa: “Caros irmãos e irmãs, após o grande papa João Paulo II, os senhores cardeais elegeram a mim, um simples e humilde trabalhador na vinha do Senhor…”

A simplicidade é uma das notas dominantes de Bento XVI: a sua palavra é clara, serena, profunda, toca o coração e mexe com as consciências. Humilde e forte ao mesmo tempo. Fala de sua fragilidade, pede que se reze por ele para que não fuja por medo diante dos lobos. O seu gesto é sóbrio: quem resplandece é Cristo. A fé _ explica _ não é moralismo, não é proibicionismo, mas sim é tornar-se amigos de Jesus, é encontrar de modo vivo e concreto o Deus crucificado que quer salvar todos, também os inimigos. “O amor pelo inimigo constitui o núcleo da “revolução cristã”, é a verdadeira revolução do amor”.

“Eis a novidade do Evangelho, que muda o mundo sem fazer barulho. Eis o heroísmo dos “pequenos”, que acreditam no amor de Deus e o defendem mesmo à custa da vida” _ disse no Angelus de 18 de fevereiro passado.

Bento XVI investe no caráter racional da fé, convidando também os não-crentes ao grande diálogo da verdade: o Deus de Jesus é tão infinitamente bom, tão pequeno e tão grande, que é realmente convincente: “Se olharmos para as grandes opções, a opção cristã é também hoje a mais racional e a mais humana. E podemos elaborar com confiança uma filosofia, uma visão do mundo que se baseia nessa prioridade da razão, nessa confiança de que a Razão criadora é amor e que esse amor é Deus” _ disse no encontro com os jovens, na Praça São Pedro, no dia 6 de abril de 2006.

O importante discurso na Universidade de Regensburg, na Alemanha, mal interpretado, era, na realidade, voltado, sobretudo, para o Ocidente: um convite a alargar os horizontes da razão. Reduzidos pela cultura moderna apenas àquilo que é verificável na experimentação e, assim, incapaz de dialogar com as culturas e as religiões. O papa exorta a encontrar o gosto pela reflexão e, dirigindo-se aos jovens, a interrogar-se sobre Deus, a buscar a sua Face.

Caros jovens amigos _ como hoje é importante justamente isto: não deixar-se simplesmente levar-se aqui e acolá na vida; não contentar-se daquilo que todos pensam e dizem e fazem. Escrutar Deus, buscar Deus. Não deixar que a pergunta sobre Deus se desfaça em nossas almas. O desejo daquilo que é maior. O desejo de conhecê-Lo _ conhecer a Sua Face…” _ disse na santa missa do Domingo de Ramos, na última Semana Santa.

A Igreja _ afirma _ não tem interesses e não busca privilégios; quer somente anunciar Cristo e defender o homem, defender os pequenos da prepotência dos fortes. Daí a enunciação dos princípios não negociáveis: o direito à vida para todos, à família, à liberdade de educação. Princípios não confessionais porque pertencem à humanidade.

Sobre tais questões _ adverte _ “a consciência, por vezes sucumbida pelos meios de pressão coletiva, não demonstra suficiente vigilância”. Explica as conseqüências devastadoras do relativismo, criticando o absolutismo dogmático daqueles laicistas que querem tolher da Igreja o direito à livre expressão. Denuncia o escândalo da pobreza e da fome, as injustiças criadas pela globalização, o neocolonialismo dos países ricos, o tráfico de armas que cresce na indiferença quase geral.

Dedica atenção especial à África, à Terra Santa, e olha também com atenção para a China e para os desafios e as esperanças no continente americano, ao tempo em que ressalta o risco que a Europa, renegando os valores cristãos, renegue a si mesma. Vê o mal no mundo que _ diz ele _, “não obstante todos os progressos feitos…, não foi vencido; aliás, o seu poder parece reforçar-se e são logo desmascaradas todas as tentativas de escondê-lo”. O sofrimento é um mistério que Deus explicou com a Cruz do Filho.

“Cristo, sofrendo por todos nós, deu um novo sentido ao sofrimento, introduziu-o numa nova dimensão, numa nova ordem: a do amor… A paixão de Cristo na Cruz deu um sentido radicalmente novo ao sofrimento, transformou-o interiormente… É o sofrimento que arde e consome o mal com a chama do amor… Todo sofrimento humano, toda dor, toda enfermidade contém em si uma promessa de salvação” _ disse no encontro com a cúria romana, no dia 22 de dezembro de 2005.

O papa trabalha intensamente pelo ecumenismo e o diálogo com as outras religiões: em particular com o Islã _ diz _, é uma necessidade vital. O seu pensamento é ordenado e linear: exorta os católicos à coerência, a não separarem Cristo e a Igreja, evitando as falsidades dos compromissos e do recurso ao chamado mal menor. Convida-os a redescobrirem o silêncio, a meditação da Bíblia, a oração, a adoração eucarística, para além de todo vazio ativismo.

“A oração não é um acessório, uma opção, mas é questão de vida ou de morte. De fato, somente quem reza, quem se entrega a Deus com amor filial, pode entrar na vida eterna, que é o próprio Deus” _ disse no Angelus de 4 de março deste ano.

A fé não é um peso opressor: pelo contrário, depender de Deus torna verdadeiramente livres e fazer a sua vontade “doa asas para voar para o alto” e tira o nosso eu do isolamento para fazê-lo tornar-se “um em Cristo”. “Eu, mas não mais eu”: essa é a fórmula da novidade cristã que testemunha ao mundo a alegria e a beleza da fé: “Deus é amor e o seu amor é o segredo da nossa felicidade” _ diz o Santo Padre. Bento XVI transmite paz, porque vai à fonte da paz: Deus, Pai bom, que jamais nos abandona, nem mesmo nas noites escuras da vida.

“Este nosso mundo é um mundo de medos: medo da miséria e das pobrezas, dos sofrimentos, medo da solidão, medo da morte. Podemos cair, mas no final caímos nas mãos de Deus. E as mãos de Deus são boas mãos” – disse na visita à Paróquia de Santa Maria Consoladora, em Roma, no dia 18 de dezembro de 2005. (RL)


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.