Assim como Amigo Francisco, reconstruímos uma parte da Igreja na cidade de João Pessoa trazendo, pela graça do Espírito Santo, o Carisma Shalom em 2003. Assim como Santa Teresa, fincamos nossos corações na vida de oração contemplativa e alcançamos a esponsalidade que nos caracteriza como almas esposas.
Ao longos desses 21 anos, foram muitos inícios, recomeços, quedas, partidas, chegadas, reencontros, retornos e em tudo o Bom Deus realiza uma Obra Nova, da mesma forma que vemos no Escritos: “É um caminho de e para a felicidade. Este caminho, no entanto, é como o caminho de Jesus: exige coragem, sacrifício, renúncia, pois é caminho de cruz para que possamos colher a Ressurreição” (AZEVEDO, 2006, § 01).
Ainda no Escritos, nosso fundador, nos fala: “Sinto como Deus querendo presentear ao mundo mais uma manifestação de Seu poder criador. Deus quer ardorosamente abrir uma nova vereda pelo deserto e assim formar um povo, um povo eleito, formado por suas mãos para atravessá-la, percorrê-la, assumi-la em seu viver” (AZEVEDO, 2006, § 01). Esse povo somos nós, aquele que atravessa os desertos dos próprios corações e os desafios da evangelização em nossa cidade.
Nós somos esse povo que: vai para a calcadinha falar de Jesus, que sobe a calçada da Dom Pedro II para entrar ao estacionamento do Shalom, que participa da missa ouvindo barulhos dos carros, que tem uma Obra que reza pelos membros e vice-versa. Nós somos esse povo e unidos ao Carisma recordamos que não existe ser Shalom sem saída de si, sem renúncia, sem ofertas, sem alegria e muito menos sem ressurreição!
O Teu amor me alcançou e se renova todos dias
Às vezes penso no tempo que passou desde que conheci o Shalom e me pergunto: “ainda estou aqui, não é? Como permaneço?” E a resposta é quase que imediata “pela misericórdia de Deus”. Porque absolutamente nada que há em mim é capaz de me sustentar, no entanto, o amor de Deus é a bendita reviravolta que me mantém ao longo desses nove anos. E, bendito seja Deus, por nunca mais ter sido a mesma.
Toda essa minha longa experiência é marcada pelo Centro de Evangelização (CEv) da Torre, o famoso, Shalom da Torre. A minha vida fala sobre o CEv e ao mesmo tempo o CEv tem partes da minha história. Desde a construção dos banheiros, o aterramento da piscina, a reforma da capela, a construção do telhado, a troca da cerâmica rosa… Tudo é história que toca em mim e se constrói também comigo. Contemplar as mudanças e os crescimentos da minha missão é contemplar o caminhar da minha conversão.
Por fim, diante desses 21 anos, só alegria por fazer parte, por ser missão, por permanecer e por não me ver em outro lugar. A Missão João Pessoa me salvou, me resgatou de crises e de uma vida sem sentido; comemorar o seu aniversário é comemorar a vitória de Deus na minha vida. Feliz aniversário Shalom Jampa!
Comemoração dos 21 anos
Neste sábado, 15 de junho, aconteceu a Noite da Gratidão em comemoração aos 21 anos de fundação da Missão Shalom João Pessoa. O evento teve início com a Santa Missa presidida por Padre Puan Ramos, onde houve a entrega dos Estatutos aos novos postulantes da missão e teve como presença especial o Coral Shalom. Seguindo com música ao vivo, noite do hambúrguer realizada pela Lanchonete Shalom e convivência entre os irmãos.
Referências Bibliográficas
AZEVEDO, Moysés. Escritos Comunidade Católica Shalom. Fortaleza: Edições Shalom, 2006.