Shalom

24 horas para o Senhor: um momento privilegiado de encontro com Deus

Em tempos de Pandemia, não podendo permanecer a noite inteira aberta nossas capelas de adoração, gostaríamos de motivar algumas ações para celebrarmos este dia de graça.

comshalom

Como todos nós sabemos, o Papa Francisco instituiu dentro da Quaresma a prática de realizar as 24 horas para o Senhor, a ser realizado neste ano nos dia 12 e 13 de Março,  um momento privilegiado de encontro com Deus e de oração em meio ao deserto quaresmal. 

O tema deste ano é voltado para a prática da confissão e do perdão dos pecados, sugere que os fiéis busquem preparar-se bem para uma boa confissão, suplicando ao Senhor a graça da contrição perfeita que como diz o catecismo, “procede do amor de Deus, quando Deus é amado sobre todas as coisas.” (cf CIC 1452). “Uma tal contrição perdoa as faltas veniais: obtém igualmente o perdão dos pecados mortais, se incluir o propósito firme de recorrer, logo que possível, à confissão sacramental” (CIC 1452).  

A confissão e o arrependimento dos nossos pecados reorientam o nosso coração para Deus, para que o nosso coração não seja um coração dançarino, como disse o Papa Francisco.

“Tenho um coração «dançarino» que dá um passo para a frente e outro para trás, amando ora o Senhor ora o mundo, ou um coração firme em Deus? Sinto-me bem com as minhas hipocrisias ou luto para libertar o coração da simulação e das falsidades que o têm prisioneiro?”

O arrependimento, disse Emmir Nogueira na pregação para a segunda semana da Quaresma, “é uma graça! Eu preciso contribuir com essa graça, preciso, sobretudo, beber dessa graça! Preciso sobretudo pedir a Deus: ‘Senhor, dai-me a graça de ver meus pecados e de me arrepender dos meus pecados.”

Em tempos de Pandemia, não podendo permanecer a noite inteira aberta nossas capelas de adoração, gostaríamos de motivar algumas ações para celebrarmos este dia de graça.

24 horas para o Senhor | Tema:  “Ele perdoa todos os teus pecados” Sl 103,1

Ó Cristo,
 põe os olhos na minha angústia e na minha coragem,
na minha pobreza e na minha fraqueza:
 tem piedade de mim, ó Verbo de Deus!
 
Brilha sobre mim, traz luz à minha alma,
 ilumina os meus olhos,
para que possa ver-Te, ó luz do mundo:
Tu, alegria, felicidade, vida eterna,
Tu, Reino dos céus e paraíso,
 Tu, coroa dos justos, juiz e rei!

Revela-Te a mim, segundo a tua Palavra, e manifesta-Te.
 Mostra a tua misericórdia,
manifesta o teu amor pelos homens.
Abre-me as portas do banquete.
Não me feches a porta da tua luz, ó meu Cristo!

(Simeão, o Novo Teólogo, Hino 53)


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.