Como todos nós sabemos, o Papa Francisco instituiu dentro da Quaresma a prática de realizar as 24 horas para o Senhor, a ser realizado neste ano nos dia 12 e 13 de Março, um momento privilegiado de encontro com Deus e de oração em meio ao deserto quaresmal.
O tema deste ano é voltado para a prática da confissão e do perdão dos pecados, sugere que os fiéis busquem preparar-se bem para uma boa confissão, suplicando ao Senhor a graça da contrição perfeita que como diz o catecismo, “procede do amor de Deus, quando Deus é amado sobre todas as coisas.” (cf CIC 1452). “Uma tal contrição perdoa as faltas veniais: obtém igualmente o perdão dos pecados mortais, se incluir o propósito firme de recorrer, logo que possível, à confissão sacramental” (CIC 1452).
A confissão e o arrependimento dos nossos pecados reorientam o nosso coração para Deus, para que o nosso coração não seja um coração dançarino, como disse o Papa Francisco.
“Tenho um coração «dançarino» que dá um passo para a frente e outro para trás, amando ora o Senhor ora o mundo, ou um coração firme em Deus? Sinto-me bem com as minhas hipocrisias ou luto para libertar o coração da simulação e das falsidades que o têm prisioneiro?”
O arrependimento, disse Emmir Nogueira na pregação para a segunda semana da Quaresma, “é uma graça! Eu preciso contribuir com essa graça, preciso, sobretudo, beber dessa graça! Preciso sobretudo pedir a Deus: ‘Senhor, dai-me a graça de ver meus pecados e de me arrepender dos meus pecados.”
Em tempos de Pandemia, não podendo permanecer a noite inteira aberta nossas capelas de adoração, gostaríamos de motivar algumas ações para celebrarmos este dia de graça.
24 horas para o Senhor | Tema: “Ele perdoa todos os teus pecados” Sl 103,1
- Recitação do Rosários pelo fim da pandemia e pelos enfermos
- Fazer um bom exame de consciência (Subsídio pastoral produzido pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização)
- Buscar o sacramento da confissão nos centros de evangelização, resguardando as medidas de prevenção.
- Participação na Santa Missa nestas intenções
- Momento de Adoração online
- Adoração Presencial no Shalom da Paz (08h às 17h) e no Shalom de Fátima (06h às 17h)
- Participação na Tarde da Misericórdia pelo canal do youtube da Paróquia do Carmo em Fortaleza
Ó Cristo,
põe os olhos na minha angústia e na minha coragem,
na minha pobreza e na minha fraqueza:
tem piedade de mim, ó Verbo de Deus!
Brilha sobre mim, traz luz à minha alma,
ilumina os meus olhos,
para que possa ver-Te, ó luz do mundo:
Tu, alegria, felicidade, vida eterna,
Tu, Reino dos céus e paraíso,
Tu, coroa dos justos, juiz e rei!
Revela-Te a mim, segundo a tua Palavra, e manifesta-Te.
Mostra a tua misericórdia,
manifesta o teu amor pelos homens.
Abre-me as portas do banquete.
Não me feches a porta da tua luz, ó meu Cristo!
(Simeão, o Novo Teólogo, Hino 53)