Uma grande e linda missão: buscar a felicidade em Deus e atrair a juventude a descobrir a beleza de ser um jovem cristão.
Há 25 anos o Projeto Juventude para Jesus leva milhares de jovens a viver essa alegria, santidade, a evangelização, a oferta de vida, radicalidade e felicidade completa. O PJJ foi lançado oficialmente em Fortaleza, em 17 de maio de 1989, e já resgatou milhares de jovens ao longo dos seus 25 anos. Transformando vidas que estavam distante de Deus, atraindo jovens com uma sede profunda na alma de viver uma vida cristã com radicalidade e reunindo aqueles que não se contentam com a vida em ir só para o grupo de oração e deseja aprofundar-se no serviço e conhecimento de Deus buscando outros jovens.
“O PJJ pra mim significa o real sentido de ser jovem. É ser ousado para Cristo, e não deixar de ser jovem, fazer coisa de jovem, tipo sair pra jogar conversa fora, ir ao cinema, conviver mas não perder a nossa essência: a Experiência com o ressuscitado. PJJ minha identidade, PJJ para sempre!” Natan Nery, apaixonado pelo projeto.
Deus no elege para sermos um povo santo, e é neste sentido de vida que o projeto cresce cada vez mais através da evangelização. O projeto hoje está espalhado pelo Brasil, e sua meta é evangelizar os jovens com ousadia e criatividade, à luz do Carisma Shalom, através da realização de eventos formativos e querigmáticos, grupos de oração e lazeres. Os jovens assumem, assim, o protagonismo da Nova Evangelização, tendo como modelo e intercessora Santa Teresinha do Menino Jesus.
“PJJ é um caminho onde a juventude percorre movido pela gratidão ao amor de Deus, afim de alcançar os jovens a ter a mesma experiência que nos do PJJ tivemos” explica Marta Prato, membro do projeto há 3 anos.
Com o desafio de ser cristão na modernidade do mundo atual, jovens do projeto buscam uma vida baseada no evangelho, onde para alguns é um desafio diário.
“É preciso muita coragem de viver a radicalidade. Para nós jovens, falar de castidade, de matrimônio, de família tradicional cristã pode custar até o rotulo de ‘alienados’, o isolamento e a ridicularização, mas para quem experimentou do Amor de Deus não existe coisa mais bela do que ser fiel a Cristo. Me sinto muito feliz de fazer parte do PJJ Shalom” comenta Dany Farias, obra Shalom.
Anderson Menezes, coordenador atual do projeto, explica que entre as ações concretas desenvolvidas pelo PJJ, na missão de Aracaju, estão o Acamp’s, um acampamento de férias que se realiza anualmente; o RETLAZER – um retiro/lazer; Seminários de Vida no Espírito Santo para Jovens e Universitários; Copa Shalom -com torneios de esportes específicos; Arraiá da Paz; Vigília de Evangelização, noites da Juventude, e muitos outros eventos.
Hoje a comunidade católica Shalom Aracaju possui mais de 10 grupos de oração com mais de 1000 jovens engajados e participantes da Obra Shalom, onde se reúnem aos sábados na Casa da Juventude que fica localizada no Centro de Evangelização Shalom, em novo endereço, Rua Cedro, nº 164 (Próximo ao Estádio Batistão).
Muitos jovens fazerem sua experiência com Jesus, se decidindo por Ele, partindo em missão, ingressando na Comunidade Shalom, encontrando seu lugar na Igreja” explica o coordenador.
A missão do Projeto Juventude para Jesus promove vigília de oração para comemorar os 25 anos. Além de show como o cantor Davidson Silva e Katiane Silva, “A Festa”, como é denominado o evento, será realizada no SEST/SENAT, que fica localizado na Tancredo Neves, 5857, a partir das 19h.
Com informações da Secretaria de Unidade