Formação

29 de junho, dia do Papa

Este dia nos faz lembrar da eleição de São Pedro, que foi designado por Cristo para ser a rocha da Igreja, como vemos em Mt 16, 18: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”.

comshalom

O dia 29 de junho é importante para nós, católicos, e reserva muitos significados. Primeiro porque nele celebramos a solenidade dos apóstolos São Pedro e São Paulo. Através da fé e testemunho, estes dois mártires são figuras essenciais para a Santa Igreja: São Paulo pelo trabalho de difusão do cristianismo, e São Pedro pela belíssima missão de conduzir a Santa Igreja. Por isso, neste dia também recordamos a figura do Santo Padre, o Papa: o sucessor de Pedro.

Leia também| Confira 9 momentos da Comunidade Shalom com o Papa Francisco

Este dia nos faz lembrar da eleição de São Pedro, que foi designado por Cristo para ser a rocha da Igreja, como vemos em Mt 16, 18: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”. Como católicos, cremos na doutrina que nos aponta, desde os primeiros anos, para a figura do Papa. Doutrina esta que está baseada na Bíblia e se deriva da primazia de São Pedro entre os Apóstolos de Cristo. 

O primeiro Papa

À luz desta doutrina, podemos observar no Novo Testamento uma série de evidências sobre aquele que é o guia e mestre da Igreja Católica. No versículo de Matru 16, 18, por exemplo, a “pedra” a que se refere Cristo é o próprio São Pedro e sua fé no Senhor. Uma casa não se sustenta se não estiver firmada sobre um fundamento sólido: Pedro aparece como esta pedra-fundamental da Igreja, tornando-se cabeça e chefe da família de Deus, enquanto Cristo é o arquiteto que a “edifica”. Como sabemos, São Pedro é o fundamento, mas não o fundador da Igreja. Ele assume a missão de administrador, mas não significa que seja o Senhor da Igreja, este somente Jesus Cristo.  

Seguindo para o versículo 19, vemos mais uma evidência em “Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado no céu”. Segundo a doutrina, o “poder das chaves” expressa a autoridade administrativa e disciplinar eclesiástica que o Santo Padre exerce em relação às necessidades da fé. Os termos “ligar” e “desligar” apontam para a ideia de “permitir” e “proibir”, de forma que a São Pedro e aos papas foi e é dada a autoridade para, orientados pelo Espírito Santo e em virtude da Revelação, determinar as regras de doutrina e vida da Santa Igreja.

Uma Igreja una, Santa, Católica e Apostólica

Atualmente, contamos com o Papa Francisco como sucessor de São Pedro. Eleito à Cátedra em 2013, ele foi o primeiro Papa jesuíta e americano, e o primeiro com o nome de Francisco. Quando ainda era arcebispo de Buenos Aires, já se destacava no continente inteiro pela sua simplicidade, sendo um pastor muito amado na sua diocese. Estes nove anos de pontificado têm se caracterizado por iniciativas que envolvem todos os cristãos em um novo impulso missionário, com o intuito de levar o amor de Jesus a toda a humanidade.

Como vimos, a figura do Papa, Sucessor de Pedro e Vigário de Cristo, é o fundamento perpétuo e visível da unidade da Igreja. Como professamos no Credo, a Igreja é “Una, Santa, Católica e Apostólica”. Sendo assim, devemos manter o Santo Padre constantemente em nossas orações, pedindo a Cristo que lhe dê a cada dia sabedoria para guiar a Igreja que Ele nos deixou. E que principalmente neste dia do Papa, busquemos amar e reverenciar esta figura tão fundamental para nós.

Shalom Recife


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.