Alguns amam papelaria e não largam o bloquinho de papel de modo algum. Outros são apaixonados por aplicativos e consideram o uso da tecnologia algo prático. Na hora de usar um aplicativo ou o bloquinho para anotar e acompanhar a sua rotina, vale lembrar que o meio com o qual você mais se identifica será aquele que melhor te ajudará a desenvolver o seu modo de organizar a vida.
Depois de duas semanas testando vários aplicativos, escolhi três para indicar aqui, levando em conta os seguintes critérios: investimento, praticidade e consumo de memória no dispositivo. Vale a pena testar esses aplicativos para ver se eles se encaixam na sua rotina e respondem às suas necessidades.
Confira, a seguir.
DotHabit
Gestão de hábitos, metas e rotinas (disponível para android e iOS). Testei e acabei deixando no celular para acompanhar meus hábitos diários. Ele é levinho (então, os preocupados com a memória podem ficar tranquilos) e simples de usar. É gratuito (melhor parte), e nele você consegue colocar notas sobre como aquele hábito foi desenvolvido ou o que nele foi mais relevante.
Você pode também anotar um trecho de uma leitura, programar lembretes e visualizar de forma bem clara os dias em que você não realizou algum hábito. Para os gostam de um design minimalista, esse aplicativo é ótimo.
Habitify
Rastreador de hábitos (disponível para android e iOS). O Habitify já consegue ir um pouco mais longe do que o primeiro que conversamos. Ele une o acompanhamento de hábitos + a lista de tarefas, também é gratuito e apresenta gráficos mais claros sobre seu desenvolvimento. O porém dele, é que possui um limite de registro de hábitos no modo free (porém, acho que é o suficiente).
O modo premium, além de te dar mais registros de hábitos, oferece a função de anotações. A vantagem dele é que você consegue sincronizar e utilizar em outras plataformas, abrir no computador ou no seu relógio inteligente.
Productive
Lista de tarefas (disponível para android e iOS). A primeira impressão é ótima, ele é muito dinâmico e permite uma maior animação com ícones e ilustrações. O que fez ele entrar nessa lista é o fato de ser bem inteligente, por exemplo: fui definir a meta de 15 copos de água diários, e ele me disse que Roma não foi construída em um dia, e me motivou a repensar a meta e começar com pequenos passos (fofo, né?).
Mas apesar de você conseguir fazer um acompanhamento legal através dele, a maior parte das funções, como a notificação, só acontece no modo premium e investir em um App deve ser uma decisão bem pensada.
Não sou expert em análise de aplicativos, porém, como venho desenvolvendo meus hábitos e como você também pode fazer esse tipo de acompanhamento, eu acredito que esses Apps podem te ajudar. A vantagem de fazer esse tipo de acompanhamento é você entender em quê tem sido constante, e no quê você não consegue, passando, assim, a observar se aquele hábito não está acontecendo porque você pensou em um horário inadequado ou em uma frequência maior do que é capaz de estabelecer.
Ao final, o que vale não é tanto ter os dados anotados, mas, a partir deles e de um autoconhecimento, construir um estilo de vida equilibrado e saudável.
Parabéns Larissa! Você é uma grande escritora amei ler ser artigo!kkkkkkk