No dia 12 de outubro se comemora o dia das crianças e o Comshalom entrevistou a missionária da Comunidade Aliança, Fabiana Rios, mais conhecida por tia Fabi, responsável pela criação dos personagens do Shalom Kids e coordenadora do Projeto criança da Missão de Salvador.
Tia Fabi é formada em educação física e se dedica a produzir uma linha de produtos de evangelização para crianças. Em entrevista, Fabi deu três dicas de como evangelizar as crianças. Confira:
1ª – Música:
A criança gosta muito de musiquinhas. Por exemplo, você coloca uma música do Missionário Shalom e começa a fazer uma coreografia com ele. A coreografia cria um sentido. O pai não precisa saber dançar, ele vai começar a ilustrar a música através da dança, dos gestos, o quê que aquela música está querendo dizer e a criança passa a pensar: “Nossa, essa música é bacana! Eu gostei, meu pai está dançando comigo”.
No grupinho (grupo de oração para crianças), quando estamos começando fazemos isso. Uma música que tenha coreografia, que tenha gestos, para que você possa começar a interagir com eles.
2º – Arte:
A arte traz grandes surpresas. Você não precisa ter o dom, você pode começar rabiscando coisas simples e desenvolver alguma coisa. Por exemplo: inicia desenhando algo simples, como um pirulito, que tem aquele formato simples, redondinho, que de repente, pode virar uma borboleta, e na asa da borboleta você pode escrever uma mensagem para ele: “Deus te ama, você é amado por Deus, você é especial” e através disso ir desenvolvendo. Então eu acho que a arte é um canal muito grande.
3ª – Testemunho:
As crianças copiam tudo. Toda mãe já passou de chegar em casa e encontrar a filha vestindo sua roupa, com o salto, se maquiando… E é muito interessante desde cedo nós sermos um testemunho para ela, desde cedo me ver rezando o terço, me ver rezando com a palavra de Deus, então isso vai chamar a atenção da criança. Tem que ter muito cuidado, por que tudo para criança eles dizem: “olha, a tia Fabi está fazendo isso”. Por exemplo, na missa, eles ficam olhando para os adultos. Na hora de bater palmas uma criança que está no colo da mãe, ela vai bater palmas se todo mundo estiver batendo palmas, ela não vai começar a bater sozinha. O testemunho é uma outra forma importante da gente estar perto deles, de se aproximar.
Mayara Raulino
Gostaria receber dicas para evangelizar crianças em qualquer lugar…
Fineza corrigir o nome Fabiola para Fabiana