Shalom

3 perguntas sobre Cristo Rei para Moysés Azevedo

O fundador partilhou um pouco da infância e como a beleza do amor que Jesus o atraia e o atrai ainda hoje.

comshalom

Para Moysés Azevedo, fundador e moderador geral da Comunidade Católica Shalom, a imagem de Cristo Rei tem um valor importante na sua história. Sabendo disso, o Comshalom o entrevistou o fundador, que partilhou um pouco da sua infância e como a beleza do amor que Jesus Cristo Rei o atraia e atrai.

Qual a importância da celebração de Cristo Rei?

Essa celebração litúrgica do Cristo Rei é uma celebração onde, podemos dizer, encerra o nosso ano litúrgico e encerra com uma declaração profunda de toda a Igreja, de que Jesus Cristo é o Senhor do Universo, é o Senhor do Mundo, é o Senhor dos corações, é o Senhor da humanidade, é o Senhor da Igreja, é o Senhor da minha vida, da sua vida, da nossa vida. Por isso declarar Jesus Rei significa não outra coisa a não ser uma rendição profunda dos nossos corações, para nEle, pela força da Sua ressurreição, da Sua Paixão, morte e ressurreição, favorecer em tudo para que a vontade do Pai seja implantada na nossa vida, no nosso coração e no coração do mundo, em toda a humanidade.

Declarar Jesus Rei não é outra coisa a não ser dizer que Ele está no centro da nossa vida, que Ele está no centro do mundo, que Ele está no centro da história. Por que Jesus Cristo é o Senhor da história, e reconhecê-Lo como Rei, reconhecê-Lo como Senhor significa também dizer que a última palavra não é do mal, a última palavra não é do pecado, a última palavra não é da destruição, a última palavra é a da misericórdia de Deus, Ele vem para restaurar todas as coisas na vontade de Deus. E Ele vem, Ele pela Sua graça, pelo derramamento do Seu Espírito, pela conversão dos corações dos homens, Ele pode transformar o mundo… Ele transformou o mundo! Transformou a história e o final da história é a proclamação desta verdade absoluta de que Deus reina, de que Deus vence, de que o Seu nome e a força do amor, por fim, prevalecerá nos corações e na face da terra.

Porque a imagem de Cristo Rei é tão importante na sua história?

A imagem de Cristo Rei é presente na minha história desde criança. A minha infância passei na proximidade de uma paróquia jesuíta, Cristo Rei, em Fortaleza, e a mim me impressionava muito aquela imagem majestosa de Jesus Cristo Rei. É uma imagem grande, eu criança, a imagem parecia ser muito maior do que ela já é. Mas aquela grandeza, muitas vezes eu ia pra missa com os meus pais, a minha família sentava ali e contemplava aquela majestade, mas não contemplava aquela majestade como algo longe, como uma coisa distante, mas com o coração de criança acredito que eu já percebia a majestade amorosa de Deus, a majestade benévola de Cristo, a majestade misericordiosa de alguma forma alcançava o meu coração e me atraia e me dava um desejo muito grande de, com os parâmetros da minha infância, do meu coração de criança, estar ali diante dEle e contemplar aquela beleza, que é mais do que uma beleza puramente estética, mas é a beleza da bondade, é a beleza do amor que Jesus Cristo Rei vem implantar na face da Terra por meio da Igreja nos corações dos homens.

Quando se fala de Cristo Rei, você se recorda de alguma música em especial?

Cristo Rei é algo que se remete diretamente a Jesus Cristo Senhor e eu acho que, completando um pouco o pensamento, no momento que nós vivemos, no tempo de hoje, na sociedade, no mundo de hoje, vemos tantas coisas desafiantes, tantas coisas dolorosas e me vem muito uma inspiração que o Senhor nos deu no Conselho da Comunidade, quando Ele diz que nós não deveríamos temer os acontecimentos desafiantes do tempo presente, porque aquilo que parece destruição, aquilo que parece algo que está sendo abalado na história dos homens, não é outra coisa a não ser, vamos dizer assim, o aplainamento do orgulho do homem para que o senhorio de Cristo se possa implantar. Então, na verdade, se proclamar Cristo Rei significa reconhecê-Lo como Senhor, Senhor dos homens e Senhor da história. Tem tantas músicas que se falam que Jesus Cristo é o Senhor, mas tem aquela dos inícios da experiência carismática quando se cantava “Jesus é, Jesus é o Senhor”. E ali se entrava no mistério do reinado de Cristo, da submissão ao reinado de Cristo.

Participe do Retiro de Advento 2023 

Estão abertas as inscrições para o Retiro do Advento 2023 da Comunidade Católica Shalom, que é um itinerário formativo e oracional para te ajudar a viver bem o tempo litúrgico de preparação para o Natal. Serão 29 dias, de 3 de dezembro a 1 de janeiro, em um itinerário de oração diária, iluminado pela Palavra de Deus. 

O tema deste ano é “Vem e reconstrói a minha casa” Cf. Ag 2, 1-8.

retiro de advento shalom 2023

[Adquira agora seu livro “Retiro do Advento 2023”]

E para complementar toda a riqueza desse itinerário espiritual, o comshalom disponibilizará na página comshalom.org/advento conteúdos formativos, orações e notícias, além dos salmos dominicais do advento, homilia diária e outros conteúdos oracionais no canal do YouTube Capela Sh.

[Faça a sua inscrição aqui gratuitamente]

Leia mais:

A Solenidade de Cristo Rei o fim do Ano Litúrgico

Oração para proclamar Cristo Rei


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.