Estamos no último mês do ano… “E o que você fez?” – Alguns passaram o ano todo dizendo “vou fazer” e não fizeram, e depois proclamaram a famosa frase: “eu não tive tempo”. Uns conseguiram muitas coisas, e outros, não o que realmente queriam. Mas, para todos nós, o tempo agora é o mesmo: é hora de planejar!
Fazer um planejamento pessoal – seja ele anual ou semestral – não é coisa só de empreendedor. Se você quer realmente chegar a algum lugar, e, conquistar algum objetivo concreto, é preciso planejar. Viver de surpresas a todo tempo não é possível, e planejar é uma necessidade. O planejamento é uma forma de visualizar suas metas de vida, estabelecer um roteiro do que você fará no próximo período e traçar caminhos e prazos de ação. E, aqui há uma premissa máxima de onde deve partir todo planejamento, que é viver a vontade de Deus acima de tudo.
Nosso ponto de partida é o cumprimento da vontade de Deus, porque fora disso não seremos felizes. Na lógica evangélica, não planejamos para o sucesso, planejamos para viver a fidelidade com aquilo que Deus quer para nós. Quanto mais próximo da vontade de Deus, mais claro fica o planejamento.
Casar, viajar, mudar de carreira, viver a Reciclagem… Tudo isso, e outras coisas são orientadas num bom planejamento, onde não excluímos a experiência do sobrenatural, não eliminamos os mistérios de Deus e suas surpresas, mas nos abrimos a sua condução concreta que nos aponta aonde realmente devemos estar, e por onde devemos seguir.
Planejar não é limitar-se, mas é reconhecer até onde você pode ir, e como chegar lá sob a óptica da oração… Para ficar mais claro, vamos resumir um pequeno caminho de construção de um planejamento. Esse realmente é um pequeno caminho, há diversas formas de construir um planejamento, aqui apontaremos sobre do que ele é composto…
- Revisando… Primeiro, pare e faça uma revisão de vida de como foi seu 2018. Em que você cresceu? Quais sonhos se tornaram concretos? O que não aconteceu? Faltou comprometimento da minha parte? Tendo revisado, faça uma lista e em seguida um discernimento daquilo que deve seguir para o próximo ano.
- Enfim, como começar a planejar? Outra coisa não seria, senão, começar a planejar a partir da escuta da vontade de Deus. É claro que Deus não vai te dar uma lista pronta de coisas a viver em 2019! Então, em sua oração pessoal, leve a Deus suas metas para o próximo ano. Partilhe também com seu acompanhador pessoal… Analise: O que é a vontade de Deus para você? Como você quer viver a vontade de Deus no próximo ano? Como você quer viver a vontade de Deus nos próximos 12 meses? E assim, defina metas.
Exemplo: Meta 1 – Começar uma pós-graduação / Meta 2 – Viagem para Roma / Meta 3 – Comprar um carro (…)
- Como encaro essas metas? Tendo escutado a Deus e visto o que convém viver no próximo ano, analise como você encara esses objetivos. Determine as prioridades, e perceba como você vai lidar com isso no dia a dia. O planejamento para funcionar bem, precisa ter seus traços, seu ritmo, sua identidade e sua determinação. Ele é o que Deus sonha para você, e que você quer realizar com Deus. Encarando-o dessa forma, faça o comprometimento tornar-se concreto.
- Agora planeje caminhos! Se você sempre quis alguma coisa e ela não funcionou, possivelmente faltou o planejamento. Quando você planeja, você não fica em situações vulneráveis, como, por exemplo, financiar um carro sem condições de pagar as parcelas. Então, saiba aonde você quer chegar, e defina o caminho para isso… Planejar é ferramenta de quem decide dar passos firmes e crescer.
Exemplo: Meta 1 – Começar uma pós-graduação: 1.1 – Analisar quantos % do meu salário pode ser destinado a isso / 1.2 – Consultar cursos: custo x qualidade / 1.3 – Fazer matrícula / 1.4 – Programar na agenda os dias da semana para estudos (…)Perceba essa diferença: no planejamento eu determino minhas metas, dou a cada meta um caminho, e a cada caminho um prazo para cumprir. O planejamento não é uma lista de eventos que ocorrerão em 2021, os eventos nós anotamos na agenda.
Exemplo: Meta 1 – Começar uma pós-graduação: 1.1 – Analisar quantos % do meu salário podem ser destinados a isso (30/11/2018 a 20/12/2018) / 1.2 – Consultar escolas: custo x qualidade (10/01/2019 a 30/01/2019) / 1.3 – Fazer matrícula (Fevereiro, 2019) / 1.4 – Organizar agenda de estudos e começar a estudar (Fevereiro, 2019).
Pronto! Agora é só agir conforme os prazos!
Planejar é fazer o certo, confiar no caminho a trilhar: confiamos num caminho traçado. Não é prever o futuro, isso, não conseguimos. Mas, é traçá-lo a luz da vontade de Deus. Não colocar a cabeça nas nuvens, mas fixar os pés no chão e lançar o coração ao alto. Tendo detalhado o seu caminho, siga-o. Comprometa-se com as datas que você deu a si mesmo. Se quisermos viver a vontade de Deus precisamos nos determinar e nos comprometer.
Larissa Sassi