Na última sexta-feira (8), Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom, realizou uma partilha especial sobre a graça dos 40 anos da vocação, celebrados neste sábado, dia 9 de julho. Moysés destacou a importância de renovar a oferta de vida no tempo presente e também comentou a mensagem que o Papa Francisco ofereceu para a Comunidade durante uma reunião privada em abril deste ano.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
De acordo com o fundador, o tempo de aniversário é o momento de voltar os olhos para a graça da eleição que Deus derramou sobre cada membro da Comunidade. Inspirado por São João Paulo II, Moysés reforçou que esse tempo é ainda uma oportunidade de experimentar mais uma vez a ação da graça de Deus.
Por isso, o missionário orientou os membros da Comunidade de Vida, da Comunidade de Aliança e da Obra Shalom a olhar o passado com gratidão, o presente com paixão e o futuro com esperança. “Deus confiou em nós ao nos chamar, ao nos eleger”, destacou. Por tudo isso, é preciso renovar a disposição de ofertar a vida no tempo de hoje, de acordo com o fundador.
Em sua partilha, Moysés recordou o segredo da perseverança que Deus revelou a ele ainda em sua juventude. O missionário também ressaltou que a graça de Deus nunca falta, inclusive, de acordo com o consagrado, a graça de Deus nunca faltou ao longo desses 40 anos na Comunidade. Por isso, é possível afirmar e acreditar que Deus não permitirá que ela falte no futuro.
“Deus tem muito mais preparado para nós no futuro”, pontuou.
Encontro com o Papa Francisco
Em abril deste ano, Moysés Azevedo encontrou o Papa Francisco em uma reunião privada. Na ocasião, Moysés presentou o Santo Padre com o ícone da Virgem Marajoara. Essa imagem de Nossa Senhora está na Capela do Espaço da Paz, no Pará, onde a Comunidade realizada diversas atividades de promoção humana com a população local. Além disso, Moysés apresentou testemunhos de missionários e de pessoas que viveram a experiência de amor aos pobres e aos refugiados.
Durante a reunião, o fundador pediu ao Pontífice uma mensagem para a Comunidade. Prontamente, Francisco deu uma palavra de direcionamento: humildade. Portanto, eis que é chegado o tempo de uma vivência ainda mais intensa da virtude da humildade na Vocação Shalom. O Papa ainda afirmou que a humildade é o antídoto para lidar com os demônios educados. Esses demônios muitas vezes são aqueles que corroem o coração do homem, tentando destruir a obra de Deus por dentro.
E o Papa explicou o porquê da palavra humildade: para cuidar e proteger da Comunidade, que é um dom dado por Deus. A humildade preserva um dom recebido e faz com que, em Deus, ele cresça. “O Carisma que Deus nos deu é de Deus, não é nosso, é um dom sagrado”, explicou Moysés. Por isso, “quanto mais nos fizermos pequenos, mais Deus derramará suas graças”, ressaltou Moysés, recordando a Virgem Maria Toda Pequena.
Assista à pregação sobre os 40 anos da Vocação Shalom
Celebre conosco, ajude-nos a evangelizar
A Comunidade Católica Shalom celebra em 2022 o jubileu de 40 anos. Existe em cada membro uma grande alegria! O Senhor nos convida e nos insere em uma grande procissão. No mês de julho, em especial dia 9 de julho, aniversário da Vocação, teremos uma coleta especial em vista da construção da Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz, a primeira igreja da Comunidade Shalom!
Leia também
5 momentos marcantes para a Comunidade Shalom