Eu vejo diariamente uma grande procissão! Uma procissão que há 41 anos teve início no meio dos jovens e para os jovens. Uma procissão que na dinâmica do Amor esponsal percorre os quatro cantos do mundo proclamando em polonês, inglês, francês, espanhol, húngaro e tantas outras línguas: “Vamos amar o Amor! Só Deus basta!”.
Uma procissão de corações Inflamados de amor por Jesus e pela Igreja possui tido tipo de gente!
Procissão cheia de crianças. Isso mesmo, muitas, muitas crianças, um paradoxo total com o que o mundo prega. Crianças evangelizadas no Espaço da paz, no Shalom Chaves; ou educadas no Colégio Shalom ou ainda inseridas nas centelhas do Amor dos pais enquanto correm nos corredores dos CEv para os pais participarem incansavelmente (ou seria, cansavelmente mesmo) das Células comunitárias.
Procissão cheia de idosos… ah, os idosos da nossa Vocação. Nada me encanta mais que ouvir Tia Vevê (que nem me conhece!) testemunhar no auge dos seus anos, uma das primeiras consagradas: “Eu sou entusiasmada pela minha Vocação!” Ou ver a determinação de Madá em cuidar dos dependentes químicos em recuperação no Volta Israel.
Procissão cheia de nacionalidades. Tocadas em violoncelos e flautas, por húngaros e franceses; nas marcas colombianas da face ou ainda nos esforços diários dos missionários Que partem tendo como desafio aprender línguas que são opostos em fonética do seu idioma materno mas “Shalom!”, é Shalom pra todos os povos! Avante!
Procissão de jovens… a coroa da Comunidade. Jovens que ressuscitam qualquer vocação arrefecida em um Acamps.. jovens que no seu barulho natural são formados contemplativos na Ação. Jovens que como um irmão com promessas na Comunidade de Vida que conheci há pouco tempo, foi resgatado mesmo depois de anos na dependência química, e foi encontrado por missionários sedentos pela evangelização.
Na procissão também tem aqueles que saíram no meio do caminho. Mas a procissão não é algo físico mas, místico. Uma vez filho desse Carisma, ainda que se debatendo nas lamas que insistiu em cair, estará marcado por toda eternidade por esse Carisma de Paz! No qual, na primeira “piscadela” de Deus, poderá ser atraído de novo e recomeçar… por que não!? Uma procissão de gente apressada e lenta; de grandes pecadores e lutadores; de Santos e místicos que atentos às “notícias de Deus” se lançam num novo tempo que surge!
Nessa procissão, João Pessoa entrou há poucos mais de 20 anos. Eu cheguei há 5, mas teremos todos o mesmo salário, habitar para sempre em seu Lado Aberto, fonte de toda Paz!
Feliz 41 anos! Feliz tempo novo!
Heraldo Lima,
Postulante da Comunidade Aliança.