Sem Categoria

Amigos: instrumentos que nos ajudam a manter o olhar fixo em Deus

comshalom

Como já dizia Santa Catarina de Sena, uma amizade nascida dessa profunda fonte de Amor que é Deus nunca se esgota. Da mesma forma, o ser Comunidade de Vida e o ser Comunidade de Aliança em sua complementariedade no Carisma Shalom é o terreno fértil para o nascimento de diversas amizades, que entre convivências e despedidas, transformam a missão de Guarulhos numa família com um pedacinho de amor espalhado em inúmeros estados e países.

Em entrevista, Camila Rodrigues, discípula de segundo ano da Comunidade de Aliança na missão de Guarulhos, nos conta sobre sua amiga Leiliane Costa, consagrada da Comunidade de Vida e celibatária, que está atualmente na missão de Belém do Pará como formadora comunitária: “Deus colocava no meu coração para contar a minha história de vida com a Leiliane, onde nós nos conhecemos quando ela chegou da missão de Nazaré e eu, junto com a minha acompanhadora vocacional na época, a levamos para conviver no centro da cidade de Guarulhos. Desde o primeiro dia tivemos uma grande empatia, onde cultivamos a nossa amizade. Com o tempo, vi sua pertença á missão florescer, vi também quando ela fez os primeiros votos de celibato”, nos conta. “Dividimos muitos momentos juntas, até que o Senhor decidiu enviá-la para Belém do Pará para ser formadora comunitária, onde eu sofri muito com essa ida repentina. Lembro que saiu um discernimento no qual em menos de 15 dias ela precisou ir. Contudo, hoje com 3 anos dessa amizade, ela participa muito da minha vida, me sustentando com suas orações, independente da distância. Hoje posso contar com ela como intercessora e como amiga”.
Da mesma forma, conversamos com Mônica Coelho, postulante de segundo ano da Comunidade de Aliança, sobre seu amigo Jorlan, discípulo de primeiro ano em Pacajus, e sobre esse momento forte na amizade deles: “No meu primeiro ano de postulantado vieram os postulantes da Comunidade de Vida, onde conheci o Jorlan. Nós éramos os mais animados da célula, o que deu muito certo, nos aproximando. Com o tempo, as partilhas deram origem a uma profunda amizade onde um sustentava o outro, através das orações. Sempre ajudando um ao outro a manter o olhar fixo em Deus, como São Francisco e Santa Clara. Como sou da Comunidade de Aliança, existem inúmeras realidades que interferem na minha vida de oração, mas o Jorlan sempre estava lá para me dar esse sustento através das orações. Da mesma forma, como ele estava sem celular, existiam dificuldades para conseguir evangelizar jovens que ele estava se comunicando através da missão. Então quando eu chegava no Shalom, ele quem administrava o meu celular e entrava em contato com esses jovens”, nos conta Mônica. “Houve momentos em que esses jovens buscaram conversar com alguém de madrugada, então eu participava dessa missão evangelizadora do Jorlan conversando com eles nos momentos em que ele não podia”.
Questionada sobre a despedida no início desse ano, explicou: “para mim é uma alegria muito grande ver que hoje ele está feliz no discipulado, pois a alegria do meu amigo é minha alegria. Antes de ir, ele me falou ‘Mônica, estarei rezando por ti todos os dias’ e assim estou também rezando por ele sempre, onde ele me lembrava de sempre observar aquilo que é essencial, mantendo os olhos fixos em Deus”.  Antes de ir embora, Jorlan deu a ela uma medalha de Santa Clara e São Francisco, a qualele colocou em cima do túmulo de ambos os santos enquanto esteve na Itália, para a Convenção Shalom 35 anos: “esta medalha eu usarei no meu Tau. Da mesma forma, eu também dei uma medalha de Nossa Senhora muito cara para mim, que eu tenho certeza que ele está usando, mesmo não falando com ele”, nos contou entre risos. “Sei que ele me sustenta no meu chamado a Comunidade de Aliança, do mesmo jeito que eu o sustento no chamado dele a Comunidade de Vida, através das nossas orações e do nosso cuidado um com outro”.
Sim, sustentação e complementariedade. O ser Shalom está expresso no sentimento mais profundo da necessidade da convivência entre as duas formas de vida, na sua amizade. Hoje, Camila e Mônica, dentre diversos membros da missão, possuem alguém que amam como se estivessem ao seu lado, e intercedem para que seus amigos, chamados a ser o coração do carisma, bombeiem vida, para que elas, como veias, na Comunidade de Aliança, alcancem a muitos através de seu testemunho.
Todo dia é dia de celebrar a amizade!
Monica e Jorlan

 

Jessica Verônica da Silva

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.