Formação

5 conselhos do Papa João Paulo II para os estudantes

É possível santificar-se através dos estudos? E santificar o ambiente de estudo? Selecionamos algumas palavras direcionada a todos que estudam e se motivam a buscar pela santidade

comshalom

O estudo pode se tornar uma via para a santidade, se colocarmos o coração em Deus e buscarmos agradá-lo oferecendo tudo por amor a Ele. A Igreja tem grandes santos que foram estudantes. Doutores que dedicaram suas vidas ao estudo e à formação intelectual como Santo Agostinho e São Tomás de Aquino. E estudantes simples, como São Domingo Sávio, que se tornaram grandes santos oferecendo a vida ordinária por amor a Cristo.

Selecionamos algumas palavras de São João Paulo II dirigida aos estudantes para animar o seu caminho de santidade através do estudo.

Tende um olhar sobrenatural sobre os estudos

“Considerai, portanto, a vossa vocação universitária nesta magnífica perspectiva cristã. O estudo hoje, a profissão amanhã, tornam-se para vós caminho para encontrar a Deus e servir os homens vossos irmãos; tornam-se, quer dizer, caminho de santidade, como resumidamente se exprimia o caríssimo Cardeal Albino Luciani pouco antes de ser chamado a esta Sé de Pedro com o nome de João Paulo I: «Lá, bem no meio do caminho, no escritório e na fábrica, faz-se a gente santa, contanto que desempenhe o próprio dever com competência, por amor de Deus e alegremente; de maneira que o trabalho quotidiano se torne não ‘o trágico quotidiano’, mas quase ‘o sorriso quotidiano’» (De Il Gazzettino de 25 de Julho de 1978)”

Sede testemunhas de Cristo nos vossos estudos

“Como estudantes, viveis também em meios escolares e universitários, cujo fim é a difusão e o progresso do saber e da cultura, mas que ao mesmo tempo são o lugar em que vos encontrais perante uma multiplicidade quase indefinida de técnicas, mensagens, proposições e ideologias. É ali que sois chamados a formar-vos, a motivar a vossa opção e a testemunhar a vossa fé no Senhor Jesus, que nos dá, como manifestei muitas vezes, a verdade sobre o homem indissoluvelmente ligada à verdade de Deus.”

Fixai-vos no essencial

Eis porque vos dou como recomendação, caros amigos, fixardes-vos antes de tudo no essencial. Pelo vosso Batismo e pela profissão da fé da Igreja, sois homens novos, conforme a palavra de São Paulo. Convertei-os verdadeiramente ao Senhor, impregnados, até na vossa opção de vida, do espírito das bem-aventuranças, preocupados por uma intensa vida espiritual, sobretudo eucarística. Eis o fundamento: programas, discussões, debates dos vossos movimentos de nada serviriam sem este profundo enraizamento religioso e espiritual.

Sede testemunhas da verdade

Sede testemunhas da verdade. Vós procurai-a nos vossos estudos e na disciplina que eles impõem. Oxalá eles possam contribuir o mais possível para o vosso desenvolvimento intelectual, dar-vos o sentido da complexidade da realidade não só física, mas humana, a capacidade e a vontade de não vos deterdes em posições demasiado simplistas. Aprofundai também, como acabo de dizer, a vossa identidade de jovens intelectuais católicos.

Uma das tarefas que vos tocam é a de superar, no pensamento e na ação, a dicotomia apresentada pelas diversas correntes de pensamento, tanto as antigas como as contemporâneas, entre Deus e o homem, entre teocentrismo e antropocentrismo. Quanto mais a vossa ação, como a da Igreja, quer concentrar-se sobre o homem, tanto mais ela deve encontrar claramente o seu centro em Deus, isto é orientar-se em Jesus Cristo para o Pai (cf. Dives in rnisericordia, n. 1).

Isto, caros amigos, fundamenta a necessária docilidade ao Magistério da Igreja. Por esta fidelidade à verdade total, vós ficareis protegidos contra as tentações da pura ideologia e da sua influência, dos slogans simplistas, das palavras de ordem da violência que destrói e nada edifica.

Contemplai Cristo Crucificado

Eis, portanto, aquele para quem o Papa vos convida a olhar: Cristo crucificado pelos nossos pecados e ressurgido para a nossa salvação (Cfr. Rom. 4, 25), o qual se torna ponto de convergência universal e irresistível: Quando for elevado da terra, tudo atrairei a mim (Jo. 12, 32). Sei que vós colocais a vossa esperança naquela cruz, que se tornou para nós todos «bandeira real» (Hino litúrgico da Paixão).

Continuai a estar, cada dia e em todas as circunstâncias, impregnados pela sabedoria e pela força, que só da Cruz pascal vos vêm. Procurai tirar desta experiência energia sempre nova e purificadora. A Cruz é o ponto de força no qual nos apoiamos para serviço do homem, de maneira que transmitamos a tantíssimos outros a alegria imensa de sermos cristãos.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.