Shalom

5 dicas para viver bem a Quaresma em sua vida

É o período favorável para renovar os propósitos de conversão e de decisão por Deus e por sua Santa Vontade.

comshalom

O Tempo da Quaresma insere cada cristão em um movimento ainda mais intenso de jejum, de penitência, de esmola e, sobretudo, de oração. É, inclusive, o período favorável para renovar os propósitos de conversão e de decisão por Deus e por sua Santa Vontade. Por isso, para ajudar você a viver bem o Tempo da Quaresma, reunimos cinco dicas simples, mas que podem fazer a diferença no seu dia a dia. Confira, a seguir!

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

1 – Oração 

Vamos começar com uma dica simples, relacionada à oração. Como mencionado anteriormente, a Quaresma é um tempo fundamental para quem deseja iniciar ou mesmo renovar a caminhada com Deus por meio da oração. A dica para bem viver essa dimensão nesse tempo é chegar mais cedo à Santa Missa. Sim, tente fazer isso com mais frequência. Busque chegar cerca de 20 minutos antes da celebração começar. Aproveite esse tempo para rezar, para estar diante de Jesus Eucarístico no Sacrário ou mesmo no altar caso tenha Adoração ao Santíssimo Sacramento antes da missa. 

2 – Jejum

Se você já estiver habituado ao jejum, viver essa realidade não vai ser tão desafiante. Agora, se você precisa retomar essa postura, a dica é começar fugindo das ocasiões e situações que possam levar você a extrapolar no dia a dia em relação à alimentação. O fato é que o jejum não foi feito para dar prazer ao corpo, mas para ordenar os desejos do coração. Por isso, é preciso ter atenção para não cair na tentação de negociar com a consciência o que pode ou que não pode no dia de jejum. Vale ressaltar que, para bem viver essa dimensão da Quaresma, é preciso ter coragem e determinação. Suplique ao Senhor essas graças. 

3 – Penitência

Ao pensar em uma penitência para viver nesse tempo quaresmal, tire o foco de você e lance o olhar sobre os outros. Como assim? Bom, é simples, busque viver uma penitência que ajude, sobretudo, os outros a crescerem na fé, na esperança, na caridade, no amor a Deus. Em vez de deixar de comer algo ou ainda de fazer algo, tente pensar em realizar uma ação que possa colocar você em movimento de amor: por exemplo, dar carona, ensinar algo para alguém, visitar um parente distante… Pode ser algo que tire você da zona de conforto e o leve ao encontro do outro. Fazendo isso, você pode nem perceber, mas estará dando provas de amor a Deus de forma concreta. 

4 – Esmola

Para alguns, é bem difícil andar por aí com dinheiro físico… A tendência é usar cada vez mais o dinheiro virtual no Pix, no crédito, no débito e por aí vai… Contudo, o gesto de dar esmola permanece da mesma forma. Por isso, mesmo sabendo de todas as facilidades para utilizar o seu dinheiro de forma virtual, tente ter sempre consigo algumas moedas para oferecer àqueles que o Senhor colocar em seu caminho. Tenha certeza que esse gesto tão simples não passará despercebido. O Senhor ver com alegria o amor em atos prestado aos seus filhos mais queridos, os pobres. 

5 – Retiro 

Que tal neste tempo quaresmal viver um retiro? Bom, é isso que o Retiro Espiritual “Do Deserto à Ressurreição” oferece para aqueles que escolhem trilhar esse caminho. Por meio de orientações diárias, você vai poder crescer na fé e também na compreensão de cada etapa do Tempo da Quaresma. Além disso, o retiro conta com orientações específicas para você que deseja meditar, a cada dia, a Liturgia da Palavra. A seguir, confira mais detalhes sobre o esse caminho proposto pela Comunidade Católica Shalom.

Para saber mais acesse: comshalom.org/quaresma

Roteiro espiritual Quaresma e Semana Santa 2023

O caminho espiritual “Do Deserto à Ressurreição!” é o tema do itinerário do caminho, que trará a cada dia conteúdos que irão permitir aprofundar o seu caminho espiritual para Semana Santa e Páscoa do Senhor. 

Vivamos juntos este caminho rumo à Ressurreição! 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.