Shalom

5 mensagens dos moderadores de novas comunidades para os jovens

Comunidade Emanuel, Família da Esperança, Movimento Focolares, Novos Horizontes e Shalom foram as expressões da Igreja convidadas para o Talk Show do Halleluya. Veja o que disseram

comshalom

Além de muita música, diversão e encontro com Deus, outra grande marca do Festival Halleluya é a cultura. Para atender todos os públicos, o evento conta com uma programação plural, que inclui transmissão de filmes de santos, talk shows com temáticas atuais e apresentações humorísticas. 

O primeiro talk show do Halleluya 2024 abordou o tema “Carisma e missionariedade” e contou com representantes de expressões carismáticas da Igreja, entre eles, Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom,  Frei Hans Stapel fundador da Família da Esperança, Daniela Martutti presidente do Novos Horizontes, Margaret Karram e Pe. Jesus Moran, presidente e copresidente do Movimento Focolares e Pe. Dominique Janthial, responsável pelo clero da Comunidade Emanuel. 

De acordo com Moysés Azevedo, há dez anos os moderadores de novas comunidades se encontram para partilhar bênçãos e desafios das comunidades, aprofundar o laço de amizade entre eles e fortalecer a missão evangelizadora dos carismas à serviço da Igreja. 

No Talk, os moderadores e representantes, que um dia foram jovens que tiveram inspirações divinas para seus carismas, responderam perguntas sobre a espiritualidade das vocações, evangelização, vida dos santos, providência e esperança. 

LEIA TAMBÉM | Moderadores e fundadores de novas comunidades visitam a Diaconia Geral

A seguir, confira cinco mensagens dos missionários para os jovens:

A mensagem de Chiara Lubich

“Qual a mensagem que podemos tirar de Chiara Lubich? Que a dor pode se transformar em amor! Essa é a sua mensagem a todos os jovens! Que se pode encontrar a felicidade, também no meio da dor! Tem muitos jovens ficando doentes hoje e podem apreender com ela um caminho de nova felicidade: o amor transforma a dor”, Padre Jésus Moran, do Movimento Focolares

A missão dos sacerdotes com a juventude 

Descobri que o primeiro papel de um pastor é alimentar a vontade dos jovens a ajudá-los a seguir em frente”, Padre Dominique Janthial, do clero da Comunidade Emanuel.

Como ser jovens de esperança? 

“É preciso se compreender o que se significa esperança. A grande esperança é o próprio Jesus! Nossa tarefa primeira é viver entre nós o amor recíproco do evangelho. Quando o Espírito estiver em ti, você vai ver o Ele é capaz de fazer“, Frei Hans Stapel, da Família Esperança.

Um exemplo de evangelização que salva 

“O que Deus fez na Comunidade Novos Horizontes foi através de uma jovem, há 30 anos atrás, que tinha se apaixonado loucamente por Jesus e por seu evangelho, mas em determinado ponto de sua vida ficou muito doente. Ela tinha pouco mais de 20 anos e descobriu que ficaria cega e morreria pouco a pouco. Naquele momento, aconteceu o milagre mais importante dos Novos horizontes, porque Chiara que recebeu a notícia que iria morrer, experimentou da alegria de Jesus. E ela entendeu então que o amor é mais forte que todo sofrimento, mais forte que a morte. E então decide viver para dizer isso. Na manhã seguinte desta oração, ficou curada e naquele momento decidiu ir naqueles que eram os mais desesperados: os jovens que estavam pelas ruas.

Ela foi até estação térmica, mais importante de Roma. Foi até lá e encontrou um jovem que estava jogado no chão e lhe perguntou como ele estava. No dia seguinte, ela voltou para conversar com ele, que lhe revelou: ‘Na noite anterior, você salvou a minha vida’. Ele então lhe revelou que naquele dia era sua terceira tentativa de suicídio, porque pensava que a vida não valia a pena ser vivida, mas descobriu que existia alguém (Deus) que se importava pela sua vida, então valia a pena viver”, revelou Daniela Martutti de Novos Horizontes.

Como ser fiel a vida de oração? 

“A oração é uma graça e graça temos que pedir. A primeira coisa que ânimo vocês é a pedirem o dom da oração. Quando tinha 18 anos me perguntaram qual dom eu  queria, com muita simplicidade respondi que o dom da piedade.

Misericordiosamente, na minha juventude Deus me deu essa graça. Outra coisa, Santa Teresa ensina que a vida de oração precisa da nossa decisão. Não temos que pensar que precisamos começar como mestres de oração. Pedir e se decidir pela oração”, aconselhou Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom. 

Ao fim do Talk, Moysés fez um convite espontâneo ao público, que eles permanecessem na Arena Cultural para que eles, moderadores, fossem-lhes ao encontro para conversar. 

>> Tenha uma experiência completa com Halleluya: entre em contato com um missionário e receba oração e aconselhamento

Programação da Arena Cultural do Halleluya 2024:

QUARTA – 17/07
Maria Vaqueira
Talk Show dos Fundadores
Cine Lumine
Ministério Lúmen

QUINTA – 18/07
DJ Léo 
Kyrios Dei
Patrécio Rocha
Laura Salvador

SEXTA – 19/07
George Morais
Lucas Lima
Emannuel & Nazareno
Anderson Santos

SÁBADO – 20/07
Entretons
Dani Sunali
Samuel Cardoso
Hélio Ferreira
Camila Correia

Acompanhe o segundo dia do Festival Halleluya:

Serviço

Festival Halleluya Fortaleza (CE)

Data: 17 a 21 de julho de 2024
Local: Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) – Avenida Alberto Craveiro, 2222
Mais informações:  comshalom.org/tonohalleluya  | Acompanhe no @comshalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.