História sempre foi uma disciplina encantadora para mim, desde os tempos de colégio. Fato que, quando Deus me abençoou aos 13 anos com um retiro espiritual para adolescentes, promovido pela Renovação Carismática Católica (RCC), eu fui, pouco a pouco, me apaixonando pela história da Igreja, sobretudo no que se refere à trajetória de vida dos santos.
A internet não era esse “Boom” que vemos hoje, assim, sempre que encontrava um livreto com escritos ou biografias de um desses heróis na fé, eu ficava muito feliz. Gostaria, então, de compartilhar com você alguns ensinamentos e intuições espirituais desses mestres de vida cristã da Igreja. Perceba a leitura e o sentido que eles davam às provações, tentações e sofrimentos da vida.
Este texto, sem dúvida, poderia ser muito mais longo, porém, é só um estímulo para o seu apetite espiritual, para que você possa desejar mais e mais mergulhar nos ensinamentos desses mestres.
1 – SANTO AGOSTINHO
“Deus quer destruir em ti o que tu mesmo fizeste e por a salvo em ti o que Ele fez”.
“Provados pela mesma desgraça, os maus odeiam a Deus e blasfemam, enquanto os bons rezam e louvam. A diferença não está na desgraça sofrida, mas na qualidade de quem sofre. Agitados o lodo e o perfume, o primeiro cheira mal e o segundo exala agradável fragrância”.
“Nossa vida é uma peregrinação. E, como tal, está cheia de tentações. Porém, nossa maturidade se forja nas tentações. Ninguém conhece a si mesmo se não é tentado; nem pode ser coroado, se não vence; nem vencer, se não luta; nem lutar, se lhe faltam inimigos”.
“Quando um homem começa a renovar-se espiritualmente, começa também a ser vítima das más línguas de seus difamadores. Quem não sofreu esta prova não começou ainda a progredir. E quem não está disposto a sofrê-la, é porque não está decidido a converter-se”.
2 – SANTO AFONSO DE LIGÓRIO
“Todos os sofrimentos vêm das mãos de Deus, diretamente ou indiretamente, através dos homens”.
“Quando uma alma goza da presença amorosa de Deus, todas as dores, os desprezos e os maus tratos, em vez de afligirem, consolam, pois são motivos para oferecer a Deus alguma prova de seu amor”.
“É na adversidade, e não na prosperidade, que Deus prova a fidelidade de seus servos e separa o trigo da palha”.
“Como poderá uma pessoa que ama a Jesus Cristo deixar de aceitar os desprezos, vendo seu Deus suportar escarros e tapas como sofreu na sua Paixão?”
3 – SANTA CATARINA DE SENA
“É na adversidade que se prova ter paciência e amor”.
4 – SANTA TERESA D’ÁVILA
“O Senhor prova com aridez e tentação aqueles que o amam. Ainda que a aridez leve toda a vida, não deixe a alma a oração; tempo virá em que tudo será pago”.
“Muitas vezes, Deus quer que seus eleitos sintam a própria miséria”.
5 – SÃO LEÃO MAGNO
“Não há, caríssimos, obras de virtude sem experiência da tentação, fé sem provações, combate sem inimigos, vitória sem luta”.
Por Rodrigo Santos