A Comunidade Católica Shalom, dentro da sua missão de gerar e formar um povo de discípulos e missionários de Cristo, é chamada a evangelização de forma criativa a todos os povos aos quais o Senhor enviar. Neste caminho, encontram-se os pobres, os quais nas palavras do Papa Francisco, são o “passaporte para o paraíso”.
Diante disso, em muitas missões, onde a Comunidade Shalom está presente, desenvolvem-se trabalhos específicos de evangelização com esse público a fim de viver o espírito de evangelização e caridade ao qual somos chamados. Essas ações são organizadas pelo Ministério de Promoção Humana, que têm como objetivo animar e conduzir a Obra Shalom a tocar e a servir Cristo nos pobres.
Atualmente cerca de 54 missões da Comunidade Shalom desenvolvem ações sistemáticas de Promoção Humana. A maioria delas atuam na evangelização em lugares carentes, hospitais e centros socioeducativos. Além disso, a Comunidade dispõe de projetos em 9 cidades: Itapipoca, Fortaleza, Natal, Senhor do Bonfim, Sobral, Aracaju, São Luiz, Rio de Janeiro e Juazeiro do Norte.
Os Projetos de Promoção Humana atuam com públicos distintos e são eles: as crianças em situação de vulnerabilidade social (Projeto José do Egito), pessoas em situação de Rua (Projeto Jesus Meu Abrigo) e dependentes químicos (Projeto Volta Israel).
A atuação da Promoção Humana também se estende para o Programa de Voluntariado Shalom, que atualmente trabalha em duas frentes: As expedições, que são realizadas durante determinado período em locais onde a Comunidade Shalom já realiza um trabalho evangelizador; e também dentro das Casas de Promoção Humana, auxiliando e fomentando a mentalidade do voluntariado dentro dos Projetos.
Atualmente os destinos regulares das expedições são Madagascar, Chaves e Cabo Verde. Conheça um pouco mais do Programa de Voluntariado Shalom no documentário a seguir.
Nesta quarta semana da quaresma, a Comunidade Shalom é chamada a viver um intenso despojamento para a vivência autêntica da caridade e da pobreza evangélica. Além disso, conhecer e tornar-se amigos dos pobres. Neste espírito, motiva-se a fidelidade a Comunhão de Bens como forma de continuar as obras de evangelização e sobretudo as de promoção da dignidade do homem.
Leia também
Quem ajuda uma obra de evangelização tem méritos de evangelizador
Ajude-nos a evangelizar
BANCO DO BRASIL AG. 1292-0 |
CAIXA ECONÔMICA AG. 668 OP. 003 |
BRADESCO AG. 0769 |
ITAÚ AG. 8789 |