Igreja

6 conselhos de Santo Afonso Maria de Ligório para vencer as tentações contra a castidade

Você tem dificuldades em viver a castidade? O comshalom.org reuniu algumas dicas de Santo Afonso Maria de Ligório que irão te ajudar. Confira

comshalom

Considerada virtude dos santos, para muitos, a castidade é um tema sempre recorrente nos confessionários. Ou melhor, a falta dela. Acontece que esse conselho evangélico semelhante a pureza, parece ser cada vez mais difícil de ser vivido nas novas gerações.

Ainda em memória a Santo Afonso Maria de Ligório, que celebramos no início de agosto, o comshalom.org reuniu alguns dos seus preciosos ensinamentos sobre como driblar as tentações e ser casto.

1. Humilhar-se diante do Senhor:

“Sê, pois, humilde, e não confies em tuas próprias forças. Devemos temer sempre a nossa própria fraqueza e colocar em Deus toda a nossa confiança, esperando firmemente que nos preserve desse vício.”

2. Elevar a Deus o pensamento:

Logo que se apresentar ao nosso espírito um pensamento impuro, devemos elevar a Deus imediatamente o nosso pensamento ou dirigi-lo a qualquer objeto indiferente. A melhor coisa será invocar imediatamente os Santíssimos Nomes de Jesus e Maria, e não cessar de repeti-los até desaparecer a tentação.

3. Buscar constantemente os sacramentos:

E se alguém teve a infelicidade de consentir em uma tentação, não se demore nenhum instante em se confessar disso.

4. Devotar-se a Virgem das Virgens

“Quantos jovens não se conservavam puros e castos como Anjos, devido à devoção à Santíssima Virgem”

5. Fugir da ociosidade:

“O Espírito Santo diz (Eclo 33,21): ‘A ociosidade ensina muita coisa má’, isto é, ensina a cometer muitos pecados.”

6. Ser vigilante:

O sexto meio consiste no emprego de todas as precauções exigidas pela prudência, tais como a modéstia dos olhos, a vigilância sobre as inclinações do coração, a fuga das ocasiões perigosas“.

Com informações do livro Tratado da Castidade de Santo Afonso de Ligório

 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.