Formação

6 de Janeiro – Beato André Bessette

comshalom

O nosso amado Papa João Paulo II foi quem beatificou o irmão André, que nasceu no ano de 1845 no Canadá. Desde o nascimento, André sofreu com doenças, tanto que, depois do Batismo o padre não acreditava na sua sobrevivência, mas graças a Deus e a intercessão de São José, ele viveu até os noventa e um anos.

De família pobre, trabalhou na lavoura e também como padeiro, sapateiro, funileiro e ferreiro. André estava em constante oração, pois oferecia os sacrifícios a Jesus. Imigrando para os Estados Unidos a trabalho e, após voltar para o Canadá, ingressou, por indicação de um amigo sacerdote, na Congregação da Santa Cruz.

Este padre amigo foi o instrumento de Deus para semear no coração do beato uma profunda devoção a São José, a ponto de testemunhar: “Sou filho adotivo de São José e irmão de Jesus”. No mesmo ano em que recebia o hábito, São José era proclamado Padroeiro da Igreja, por isso André comprometeu-se com o amigo do Céu a honrá-lo e fazê-lo amado por todos.

Frei André foi nomeado porteiro do Colégio de Nossa Senhora, em Montreal, tornou-se amigo dos pobres, doentes e aflitos; acolhia com carinho aos católicos, protestantes e ateus.

Dentre os tantos que procuravam André, muitos conseguiram milagres através da oração do Santo, que tudo pedia a Jesus por meio de São José. Perseguido, chamado de charlatão e supersticioso, Frei André tudo suportou sem murmurar da vida.

O beato chegou a apresentar um projeto para seu padre reitor sobre a construção de um santuário em devoção a São José. Frente à inspiração apareceram-se as dúvidas, pois seria preciso muito dinheiro para comprar o grande terreno: “Então, Irmão André, acha mesmo que São José vai conseguir tão grande terreno?” Respondeu com simplicidade: “Claro que sim, Padre Reitor! São José é o pai do Dono de todo o Mundo!”

A construção que chegou a Basílica, dedicada a São José, tornou-se a maior em todo o mundo. Não podia ser diferente, pois, portando uma medalha do Santo e, com muito amor que tudo crê, o Beato André Bessette alcançou as graças de Jesus para o povo, com a ajuda intercessora de São José.

Beato André Bessette, rogai por nós


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.