“A gente sai com a nossa bagagem cheia das experiências exitosas aqui de Natal, sabendo que outras missões poderão se espelhar muito nela” foi dessa forma que Gabriela Dias, assistente apostólica da Comunidade Shalom definiu a visita da comitiva que esteve em Natal realizando o acompanhamento da missão.
Durante dez dias, além de Gabriela, mais cinco missionários da Comunidade de Vida, Luciana, Aline, Jéssica, Douglimar e Franco estiveram reunidos com os diversos ministérios da Comunidade Shalom em Natal, ouvindo uma partilha de como estes vem desempenhando os trabalhos na missão, Bênçãos e dificuldades encontradas.
“Nós bendizemos muito a Deus porque a gente vê que a obra Shalom é realmente um sopro do Espírito Santo, porque vemos pelos frutos, pelas ações, pela vitalidade da fé das pessoas, pela formação dos jovens, pela atração dos jovens e das famílias, que só a mão de Deus pode realizar isso”, reforça Gabriela.
O missionário da Comunidade de Vida Shalom e seminarista Franco Galdino conta que a visita foi uma grande experiência de comunhão em vista da evangelização da cidade do Natal. “O governo geral deve servir as missões em vista do seu desenvolvimento e comunhão com o Carisma Shalom e foi isso que fizemos nesta visita”. Continua: ” Saio da missão edificado com o testemunho dos irmãos, pela oferta de vida e pela pesca milagrosa que o Senhor nos prometeu e agora faz os nossos olhos contemplar”.
A visita foi marcada também por momentos intensos de oração, partilha e escuta da voz de Deus para a missão de Natal e ao mesmo tempo, de ideias e sugestões para serem levadas a Fortaleza, “casa-mãe”, a partir das experiências vivenciadas na missão. “Como Assistência, aprendemos também com a missão e voltamos cheios de gratidão por contemplarmos os grandes feitos do Senhor” ratifica Luciana Perez, acompanhadora das missões e responsável pelos eventos da Comunidade Católica Shalom.
Gabriela ressaltou ainda que a obra Shalom em Natal tem a missão de “acolher aqueles que precisam da misericórdia de Deus, porque foram afastados ou porque se afastaram da igreja, ou porque ainda não tiveram a experiência com o amor de Deus”. Ela lembrou ainda o Beato João Paulo II, que dizia que o mundo seria evangelizado pela misericórdia, e se alegrou em encontrar esta característica na missão. “Cada membro de grupo cada membro da comunidade tem essa missão de com essa misericórdia ser instrumento para a vida dos outros e é isso que agente da Assistência Apostólica, viu que está acontecendo aqui, então agente volta muito feliz, porque em cada lugar dessa obra, cada missionário vai cumprindo apesar de todas as suas fraquezas a sua missão”, finaliza.
Para o responsável local pela missão de Natal, Kleber Marinho, a visita da comissão da Assistência Apostólica foi um dom de Deus e esse dom provocou muitos frutos na vida da missão e no corpo da Comunidade. “Um desses frutos foi um “impulso”. Recebemos um impulso para conquistar definitivamente a Alma da Cidade. Me sinto como missão, lançado para cumprir o mandato missionário, “ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura (Mc, 16,15)”.
Por Luiz Eduardo Andrade
Confira a galeria de fotos no link abaixo: