Formação

7 Curiosidades sobre o Espírito Santo

comshalom

1.O Espírito Santo atende por muitos nomes

“Espírito Santo”, é o nome próprio da terceira pessoa da Santíssima Trindade, daquele que adoramos e glorificamos com o Pai e o Filho. O termo “Espírito” vem do hebraico “Ruah” que no seu sentido primeiro, significa sopro, ar, vento. Jesus utiliza essa imagem mais sensível do vento sugerindo a novidade transcendente daquele que é o Sopro de Deus, o Espírito Divino. Além desses nomes, por outras denominações, o Santo Espírito é conhecido também por: “Paráclito”, “Consolador”, “Espírito de Verdade, de Adoção, de Glória. ”

2. O Espírito Santo tem vários significados

Na água, Ele significa a ação do Espírito no batismo, o nascimento e a fecundidade da vida dada no Espírito Santo. No fogo, simboliza a energia transformadora dos atos do Espírito Santo. A nuvem a luz e o selo, são outras simbologias. A mão, tem um significado de cura e benção, pois foi impondo as mãos que Jesus curou a muitos e é pela imposição das mãos dos apóstolos que o Espírito é dado. Temos também, o símbolo do dedo, pois pelo “dedo de Deus”, Jesus expulsa o demônio. E a forma mais conhecida da pomba, apresentada no dilúvio e no batismo de Cristo.

3. O Espírito Santo nos ajuda a conversar com Deus

“O Espírito Santo nos faz falar com Deus e com os homens. Ele nos ajuda a conversar com Deus na oração. A oração é um dom que recebemos gratuitamente; é diálogo com Ele no Espírito Santo, que reza em nós e nos faz dirigir a Deus chamando-o de Pai, Papai, Abba. Isso não é apenas um modo de dizer, mas é a realidade. Somos realmente filhos de Deus”. (Papa Francisco)

4. O Espírito Santo não perdoa blasfêmias

“Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. ” (Mateus 12,31)

Quem a profere é culpado de um pecado eterno, conforme o Catecismo da Igreja Católica. A misericórdia de Deus não tem limites, mas as pessoas que livremente se recusam a acolher a misericórdia divina, pelo arrependimento rejeita automaticamente o perdão de seus pecados e a salvação oferecida pelo Espírito Santo.

5. O Espírito Santo é Mestre da vida

“O Espírito Santo nos ensina: é o Mestre interior. Ele nos guia para o caminho certo, através das situações da vida. Ele nos ensina a estrada, o caminho. Nos primeiros tempos da Igreja, o Cristianismo era chamado de ‘o Caminho’, e Jesus é o Caminho. O Espírito Santo nos ensina a segui-lo, a caminhar em suas pegadas. Mais do que um mestre de doutrina, o Espírito é um mestre de vida. Faz parte da vida o saber e o conhecer, porém, dentro do horizonte mais amplo e harmonioso da existência cristã.” (Papa Francisco)

6. O Espírito Santo nos surpreende

“O Espírito é o dom de Deus, desse Deus, nosso Pai, que sempre nos surpreende. O Deus das surpresas. Por que? Porque é um Deus vivo, um Deus que habita em nós, um Deus que move o nosso coração, um Deus que está na Igreja, caminha conosco e neste caminhar nos surpreende sempre. Assim como Ele teve a criatividade de criar o mundo, o Deus que nos surpreende tem a criatividade de criar coisas novas todos os dias. ”

7. O Espírito Santo é regenerador

“O Espírito é dado pelo Pai e leva-nos ao Pai. Toda a obra da salvação é uma obra de regeneração, na qual a paternidade de Deus, por meio do dom do Filho e do Espírito, nos liberta da orfandade em que caímos. Aquilo para que fomos feitos, o nosso ‘DNA’ mais profundo, mas que se arruinou e, para ser restaurado, exigiu o sacrifício do Filho Unigênito”. (Papa Francisco)

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.